sexta-feira, 12 de novembro de 2010

G12 - Vento de Doutrina (Parte 2)

continuando o desabafo...

DESABAFO DE UM EX-G12 (VENTO DE DOUTRINA)
Parte 2 
  
Por Wander Ribeiro
    
Sou fruto de um evangelho no qual você não prega mais a palavra de Cristo, passa a pregar a doutrina do G12: Células, Pré-Encontro, Encontro, Pós-Encontro, Reencontro, Rede disso, Rede daquilo. Um dia desses passou um rapaz, abriu a Bíblia e falou do amor de Cristo para mim, fiquei maravilhado, há quanto tempo não via isso, e o melhor, no final ele disse: “não estou aqui para te chamar para minha igreja, mas te convidar a buscar Jesus.” Eu não me segurei e tive que falar: “Você é uma espécie rara nos dias de hoje amigo. E está em extinção.” Se fosse há alguns anos atrás eu diria: “Esse cara nem conhece Deus de verdade. É um louco. Eu fui ao Tremendo, vi Deus face a face. Ele é um tradicional que só quer saber de Bíblia e nunca sentiu nada.” tudo porque "A palavra da cruz é loucura para os que perecem." (1Co 1:18) 
  
Falaria isso com toda a arrogância que me foi ensinada no G12, que despreza a palavra de Deus e busca constantemente o sobrenatural. Mas isso é bíblico, não se assustem, essa busca por sentir mais e mais é sinal de apostasia, o homem se afasta cada vez mais da fé e da sã doutrina e passa a querer apenas sentir, é quase uma geração de Tomés, mas para este Jesus disse: “... Porque me viste, creste. Bem-aventurados os que não viram, e creram.” (Mt. 20:29); Bom seria se todos estivessem dispostas a ler a Palavra e evangelizar, do mesmo modo que estão sedentos por sensações individuais. Como Paulo mesmo disse em 1Co. 14:19: “Todavia, eu antes quero falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua.”
 
Nesse evangelho do qual sou fruto coisas inaceitáveis, verdadeiras aberrações, ocorrem durantes os cultos, ou melhor dizendo, palestras de psicologia. Apenas quem está muito alienado (na "unção" na linguagem G12) e não conhece o mínimo de Bíblia aceita tais práticas. Exemplo:
 
- Colocar Deus na parede. Você é incentivado a “arrochar” Deus, exigir a sua bênção, não mais importa a vontade do Pai, não é necessário que nos submetamos a Deus, coisa que o próprio Cristo fez: “Indo um pouco diante, prostrou-se sobre o rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mt. 26:39); Nos cultos é comum sermos motivados a profanar coisas do tipo: “Deus, eu não aceito isso!”, “Eu exijo aquilo Senhor!”. 
 
- Perdoar Deus. Essa é triste, mas ocorre sim nos Encontros. Em um momento que você já está tão possuído pelo clima do Encontro você é incentivado a perdoar Deus por tudo o que Ele tenha feito você passar até hoje. Os papéis se inverteram. “Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele,” (Dn 9:9) 
 
- As palavras proféticas. Os pastores prometem mil e uma coisas aos irmãos que vão ao culto. Tudo o que eles pedirem será dado por Deus. Como bem diz o Pr. Ciro Zibordi: “Deus é uma espécie de Papai Noel com uma sacola de presentes e vai distribuir para quem tiver mais fé naquela hora.” Mas já parou para pensar se o desejo do seu “irmão” da igreja for roubar seu cargo na empresa? Olha que se ele tiver fé Deus vai permitir, cuidado! Pior ainda se for roubar sua mulher!!! Não tape os olhos: “O profeta que profetizar paz, somente quando se cumprir a palavra desse profeta é que será conhecido como aquele a quem o Senhor, na verdade, enviou.” (Jr 28:9); Quer profecia? Leia a Bíblia. 
 
- Mudaram o nome de ofertar para semear. Dessa forma não há aquele que oferte sem esperar um retorno, por mais que a pessoa seja hipócrita e fale que não tem segundas intenções, no fundo, no fundo ele quer mesmo é colher e colher dinheiro. Pena que na maioria das vezes quem enriquece são os pastores. Não podemos deixar que essa forma absurda e covarde de enriquecimento ilícito continue presente na Casa de Deus. Não foi isso que Jesus nos ensinou. “Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” (Mt 6:19-20)
 
- Se você pensar bem, segundo as doutrinas da libertação, cura interior, prosperidade, entre outras, é mais fácil desfrutar de tudo aqui na Terra do que ser salvo e viver em plenitude na Nova Jerusalém. Habitar o reino é quase uma missão impossível. O sacrifício do Cordeiro de Deus não representa nada mesmo para eles, você está sempre dando brecha ao diabo e com feridas na alma, novamente, tudo isso é muito além do Evangelho de Cristo. "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema." (Gl 1:8); A verdade é que: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte." (Rm 8:1-17); Volto a dizer: “nessa visão quem é onipresente é o diabo e não mais o Deus Todo Poderoso, existe um engrandecimento do poder do derrotado, ele está em todo lugar.” “Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (2Co 11:3-4) 
 
- Idolatria à liderança e à simbologia judaica. Inúmeras foram as vezes em que vi pastores dizendo que os irmãos deviam lavar o seu carro “espontaneamente”. Cuidar dos pastores e de seus líderes. Nesse evangelho eles gostam muito de ser adulados e apascentados por suas ovelhas. Inverteram os papéis. Você diz: “Mas irmão, isso não é verdade.” Eu digo: “É sim, queira você ou não e dou um exemplo, na igreja onde eu era membro tudo ia muito bem até o pastor cair em pecado. Pronto, 90% (sem exagero) dos crentes foram junto, todos desviados, levando uma vida de mal a pior e tudo graças a uma visão que nos incentiva a sermos iguais aos nossos líderes e não a Jesus.” “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor.” (Jr 23:1); Perceba que quando um líder de célula sai da igreja, os discípulos também saem, poucas são as exceções. Símbolos como a estrela de Davi, presente na bandeira de Israel têm lugar de destaque nas igrejas, nas roupas, nos púlpitos, nas "tatuagens" e os G12 cultuam festas judaizantes freqüentemente. A idolatria nunca esteve tão em alta. 
 
- O foco é a adoração extravagante, não mais o culto racional (Rm. 12:1) com ordem e decência (1Co 14:40), não existe o mínimo de temor a Deus (Lc. 5:26). O pastor é o animador da platéia de crentes que falam tanto das roupas dos tradicionais, mas estão cobertos de roupas de marcas, tatuagens, piercings, cabelos coloridos, mas afinal, quem é que se preocupa mais com imagem? Os tradicionais ou os “cristãos fashion”? Como um colega me falou um dia desses: “O cara chegou do Encontro e disse, Jesus é muito doido, Jesus é de rocha, Jesus é do car...#%&$.”; Bem extravagante mesmo! Então esse é o avivamento que traz a visão que ia mudar o mundo? Cuidado: "Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." (1 João 4:1)
 
- O modelo dos 12 não é nada mais que um modelo empresarial, que bate metas, baseia-se em crescimentos numéricos e fabrica lideres atrás de lideres. Não é novidade você entrar na igreja e ouvir alguém falar que tem 50 células, e ama muito seus discípulos. Isso mesmo, não são discípulos de Cristo, são do líder de célula. Mas o Mestre nos ensinou diferente: “E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo.” (Lc 14:2); “E todos os teus filhos serão discípulos do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante.” (Is 54:13); Assim que me converti presenciei uma situação constrangedora: dois líderes de célula discutindo na minha frente para ver quem havia me ganhado para Cristo e a qual célula eu pertenceria. Acontece nos bastidores meus amigos, posso dizer porque posteriormente me tornaria um deles. É a guerra das almas.
 
- A tal da cobertura espiritual. Nessa visão nós não temos acesso direto a Deus, temos que ter uma cobertura espiritual, alguém que seja intermediário. Em um belo dia descobri que eu estava sobre a cobertura do meu líder de célula, e este sobre a cobertura do seu líder de célula, e este sobre a do seu líder, e este sobre a do seu líder, e este sobre a do pastor, e este sobre a de outro pastor, e esse sobre a de um apóstolo, e este sobre a de um colombiano (não digo que é o Cesar Castellanos) e este sim creio que esteja sobre a cobertura de Deus. Nossa quanta burocracia para ter acesso ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, com certeza já foi mais fácil. O véu que cobria o templo está sendo costurado por esses impostores. Só para lembrar, o termo cobertura espiritual não encontra respaldo na Bíblia. O próprio Cristo nos fez uma promessa de que “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt. 18:20) então nós já temos a maior cobertura espiritual que alguém poderia ter: a de Jesus. “E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista” (1Jo 3:22); Não se enganem, o acesso é direto.
 
10º - Aos poucos você é influenciado a confessar seus pecados ao seu líder. Novamente me pergunto, porque os crentes falam tão mal (coisa que sou contra) de religiões que praticam o confessionário, a idolatria, e diversos outros rituais? Graças a Deus sabemos que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1: 9); “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (At. 2:38); O G12 utiliza muito o texto seguinte, se não apenas ele, como argumento: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tg 5:16); Amém, mas o texto se refere à reconciliação, é o ensino de Jesus sobre perdoar o irmão que pecar contra nós, Tiago exorta a igreja ao perdão. Além do que, o texto trata da “oração da fé”, e é ela que tem o poder de curar, leia na íntegra (Tg. 5:13-20). Mais uma vez, um versículo sendo usado fora do seu contexto bíblico.
 
11º - Tendo chegado do Encontro, você faz um curso chamado Pós-Encontro e ingressa na Escola de Líderes, não há tempo para respirar nem questionar, derrepente você é empurrado para ser Líder de Célula. Esse sistema leva qualquer cidadão à loucura. Uns saem da igreja antes de serem líderes, pois para o G12 todos devem liderar uma célula. Totalmente contrário ao que diz o apóstolo Pedro: "Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, não por torpe ganância, mas de boa vontade; não como dominadores dos que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa de glória." (1Pe 5:2-4); Aconteceu comigo e com vários colegas, todos jovens que não precisavam ler a Bíblia mas, tão somente, meditar nas apostilas que vinham com a palavra a ser ministrada na célula. A Bíblia não era prioridade, não havia um estudo sistemático da Palavra, não existia uma escola bíblica para os líderes de célula, mas perceba que nas reuniões de célula não podia faltar uma palavrinha de oferta, quer dizer, a semeadura.
 
12º - “Já que Jesus falava por parábolas, então porque não podemos falar por fábulas?” Esse pensamento é característico do G12. As fábulas estão em quase todas as reuniões, cheias de lição de moral, mas cadê a Bíblia? Porque não contam as histórias reais presentes no livro sagrado? Quer a resposta? Aqui está: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” (2Tm 4:1-5)
 
Além das fábulas, o povo de Deus anda dando prioridade a histórias pessoais dos pregadores, algumas inacreditáveis, quase que hollywoodianas como as de Daniel Mastral, Rebecca Brown, Ana Mendes, atualmente o tagarela Tio Chico (que nunca comprovam os fatos narrados nos livros e/ou testemunhos, dizem apenas que temos que crer, como cremos na Bíblia, comparando, assim, seus livros com a Palavra de Deus), e fugindo cada vez mais da luz da Palavra. “Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mt 24:24); Você pode dizer: “Deus eu não aceito isso.” Mas ouse dizer: “Daniel Mastral eu não aceito isso.” Com certeza o pau quebra, prepare-se para correr metros, talvez quilômetros do povo de Deus. Ou será o povo de Mastral? Ou do colombiano Cesar?
 
Fico nesses 12 pontos, qualquer semelhança é mera coincidência, não sou a favor da numerologia do 12 e não acho que ele é “o número”, nem vou tatuar 12 na minha testa ou na mão, mas conheço quem tatuaria. 
  
Parte 1   Parte 2   Parte 3

56 comentários:

  1. vanessa disse...
    eu acho que vc esta confundindo as coisas pq eu ministro no encontro e o tempo todo eu falo e prego Jesus e do amor dEle por nos e nao existe essa de perdoar Deus vc entendeu td errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu frequentei um tempo este trabalho e o que mais me preocupou foi a falta de interesse quando você falta as reuniões, eu achei um clubinho social com todo respeito a adoração e feita mais ao homem do que a DEUS

      Excluir
  2. Resposta:

    Vanessa,

    Tudo que foi aqui escrito foi fruto de experiências pessoais, comprovadas com experiências de várias outras pessoas e analisadas sob uma perspectiva bíblica.

    Se você realmente for G12 sabe que o "perdoar Deus" é, de fato, ensinado nos Encontros. Não há um só artigo na internet sobre o G12 em que você não encontrará tal afirmação. Conheço várias pessoas que ainda estão no G12 e, mesmo assim, não negam essa prática.

    Fico triste por você já estar no nível de ministrar no Encontro. Pois, por já estar aprofundada nessa doutrina, terá mais dificuldade em aceitar a simplicidade do Evangelho de Cristo, que nada tem a ver com o G12.

    Agora uma coisa é certa, a única fonte analisadora que utilizo é a Palavra de Deus. Creio que deva ser a de todo cristão.

    Como eu peço no fim do texto, acalme-se, reflita, e leia novamente "com a Bíblia na mão", analisando tudo e confrontando com os ensinamentos dos "apóstolos" do G12.

    Como você é Cristã e obviamente Cristo está acima de tudo em sua vida, não será tão doloroso abandonar uma doutrina humana e passar a viver o Evangelho único, simples e completo, que é o Evangelho de JESUS CRISTO.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros, Vejam o pr. Caio Fabio. Vocês não precisam de templos e homem somente a palavra. Dízimo é para enriquecer essa corja de malandros. Parem de arrumar muletas emocionais para suas fragilidades em templos de ladrões. Leiam a palavra em casa junto com suas famílias .

      Excluir
  3. juliano disse...
    amado, graça e paz!!! gostaria de salientar que em alguns aspectos, concordo com o irmão, no que se refere a algumas "alterações", na visão celular.Não sei se o amado já leu. a verdade do modelo dos 12, escrito por valnice, que trata bem sobre isso.Na verdade, muita, mas muita coisa mesmo, foi acrescentada à visão celular, que em sua originalidade, na colômbia, é simples, prática e, que traz um crescimento quantitativo e qualitativo para a igreja. Se o irmão não sabe, os manuais do encontro, foram escritos, no brasil, inicialmente, pelo mir, em manaus, onde houveram incerssões nas palestrar.Uma delas, é a de se perdoar à deus. NO próprio texto, valnice explica algumas coisas à cerca de algumas alterações inseridas. a visão celular, é fazer o que Jesus fazia: 2 timóteo2.2. Somos ministrados, para ministrar às ovelhas. Em relação à liderança, gostaria de colocar meu ponto de vista: O irmão disse que o líder não deve ser modelo, não deve ser exemplo, para que as pessoas sigam à Cristo por meio dele. Mas é claro que sim... Paulo mesmo disse: sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo. Será que temos propriedade para falar isso? em outras palavras, ele disse: me sigam, pois eu estou dando o meu exemplo à vocês. Esse negócio de que, um líder, quando cai, os liderados também caem, isso acontece antes de o g12 vir ao Brasil, pois infelizmente, as pessoas ficam decepcionadas com pastores e líderes que deveriam dar o exemplo, e não o fazem, conforme Paulo nos exorta no texto citado a cima.Antes da visaõ chegar, quantos líderes já caíram?e quantos dos liderados foram juntos? A visão celular, tem funcionado em diversos ministérios aos quais conhecemos, ministérios sérios, que tem por base a palavra, e vidas têm sido transformadas, por meio da pregação da mesma. Não sou a favor de tanta apelação pelo número 12, mas sou a favor de cada crente ter uma meta de ganhar almas. aliás, qu quantas almas você ganhou este ano? o amado deve saber e isso é fato, que nas igrejas com modelo baseado em programas, às pessoas vão aos cultos, e não são acompanhadas, após a converssão. Apenas o pastor acompanha os novos, e fica difícil ao mesmo para fazê-lo. e por isso, as células são grande método de evangelismo, consolidação e treinamento de novos líderes. mateus28,18.20. Jesus não nos mandou apenas ir e fazer discípulos, mas ensinar, acompanhar, cuidar. A visão se resumo nisso: ganhar, consolidar, ou seja, firmar o novo crente na fé, discipular, por meio da palavra, e enviá-lo para liderar sua célula. Foi isso que Jesus fez. Jesus durante os anos de seu ministério, treinou seus discípulos, e os enviou, e os mesmos fizeram a mesma coisa. e o evangelho está aí, como prova viva. abraços, juliano.anote meu email para converssarmos a cerca deste assunto: julianotrovao2@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de saber porque a maioria das igrejas g12 ao invés de investirem massisamente em pessoas que ainda não aceitaram a jesus com salvador, resolvem pescar em aquário e chamar membros de outras igrejas inserindo-os em suas igreja?Não se preocupam em aumentar o reino e sim as suas igrejas.

      Excluir
  4. Wander Ribeiro disse...

    Paz Juliano,

    Ao que tudo indica, você é um dos defensores da doutrina G12. Quero deixar claro que não te conheço e que nada tenho contra você. Estamos aqui para debater idéias tendo como fonte analisadora a Palavra de Deus, somente.

    Gostaria de lembrar que o assunto sobre o G12 é bem extenso, visto a quantidade de heresias e práticas anti-bíblicas que fogem totalmente da simplicidade do Evangelho e que seu ponto de vista abrange muito pouco do que realmente é o G12.

    Já que você abordou uma pequena parte do assunto e para que a resposta não seja confusa, vou responder por partes de acordo com o que foi falado apenas, ok? Vamos lá:


    Juliano: “amado, graça e paz!!! gostaria de salientar que em alguns aspectos, concordo com o irmão, no que se refere a algumas "alterações", na visão celular.”

    Wander: Graça e paz. Primeiramente, gostaria de deixar claro que em nenhum momento me refiro a “alterações” na visão dos 12. Então, se você concordou comigo em algum ponto, leia de novo o texto, pois eu me refiro aos movimentos G12, M12 e similares. Me refiro ao movimento criado na Colômbia, importado para o Brasil, tenha ele alterações ou não em sua doutrina, pois o mesmo já é uma alteração em si da simplicidade do Evangelho de Cristo.

    Juliano: “Não sei se o amado já leu. a verdade do modelo dos 12, escrito por valnice, que trata bem sobre isso. Na verdade, muita, mas muita coisa mesmo, foi acrescentada à visão celular, que em sua originalidade, na colômbia, é simples, prática e, que traz um crescimento quantitativo e qualitativo para a igreja.”

    Wander: Não, não li o livro de Valnice Milhomens, mas de nada valeria para o nosso debate, uma vez que minha intenção sempre foi a análise do movimento baseado na Bíblia e não em afirmações de determinados autores sobre o assunto. Assim como os bereianos:

    “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (Atos 17:11)

    Quero que saiba que na Colômbia o G12 é sim combatido por igrejas evangélicas e só é visto como simples e prático para os seguidores do movimento. Inclusive, vou postar uma pregação do Dr Lorenzo Martinez a respeito do G12, espero que assista, acompanhando com a Bíblia em mãos.

    Juliano: “Se o irmão não sabe, os manuais do encontro, foram escritos, no brasil, inicialmente, pelo mir, em manaus, onde houveram incerssões nas palestrar.Uma delas, é a de se perdoar à deus.”

    Wander: Voltando ao assunto, a análise é dos movimentos G12, M12 e similares. Mas mesmo assim, posso tranqüilamente refutar sua afirmação de que o “perdoar Deus” foi inserido pelo MIR (M12). Como moro no DF, tive a oportunidade de conhecer a Igreja Batista Celular Internacional, que é liderada pelo pastor Laudijair Guerra, um dos 12 discípulos de César Castellanos, inclusive algumas pessoas da minha família são dessa igreja. Preste atenção. Não há uma prática sequer que eu citei no texto que não seja utilizada na IBCI. Logo, a conclusão é fácil. Tanto o G12, quanto o M12, pregam essa heresia.

    Juliano: “NO próprio texto, valnice explica algumas coisas à cerca de algumas alterações inseridas.”

    Wander: Mas a questão aqui nunca foi essa, pois o G12 desde sua criação foge totalmente da simplicidade de Cristo, pregando, além de “perdoar Deus” (heresia), a necessidade de um Encontro (heresia), que ainda existem Apóstolos entre nós (heresia), confissão de pecados aos líderes (heresia), teologia da prosperidade (heresia), práticas e rituais judaicos (heresia), banalização do jejum (jejum de tv, internet, coca-cola, etc) (heresia), que o modelo dos 12 é o futuro da igreja (heresia), atos proféticos diversos e a cada dia mais criativos (heresia), abandono das tradições, pois tais são vistas como velhas e ultrapassadas (heresia), cobertura espiritual (heresia), entre outras. Lembrando que o que aqui é exposto como heresia, é baseado na pura verdade da Palavra de Deus, e não em impressões pessoais minhas.

    ResponderExcluir
  5. continuando...

    Juliano: “A visão celular, é fazer o que Jesus fazia: 2 timóteo2.2. Somos ministrados, para ministrar às ovelhas.”

    Wander: Sim, realmente somos chamados para fazer a diferença, sermos soldados de Cristo, andarmos segundo seus passos. Agora, analise se as práticas citadas anteriormente condizem com o caráter de Jesus. E quando eu digo “analise”, claro que estou me referindo a uma análise dentro da Palavra.

    Juliano: “Em relação à liderança, gostaria de colocar meu ponto de vista: O irmão disse que o líder não deve ser modelo, não deve ser exemplo, para que as pessoas sigam à Cristo por meio dele. Mas é claro que sim...”

    Wander: Onde foi que eu disse isto mesmo? Como eu afirmaria tal heresia, sendo que somos chamados para andar como filhos da luz: “Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz” (Efésios 5:8) Sempre houveram homens à frente do povo para instruir, é algo que sempre existiu na Bíblia, e esses evangelistas devem sim ser exemplo e viver o que pregam. O que é totalmente herético é: 1º - Todos são chamados para serem “cabeça”, líderes, e não discípulos de Cristo; 2º - Idolatria à liderança, basta ir há alguma reunião G12 e isso está estampado; 3º - Pessoas terem discípulos, isso é o cúmulo da heresia, visto que existe um só Senhor, Cristo; 4º - Cobertura espiritual, ou intermediação entre Deus e o homem. Agora em momento algum eu afirmo que um pastor não deva ser exemplo para suas ovelhas. Pensou que eu ia deixar passar batido né?

    Juliano: “Paulo mesmo disse: sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo. Será que temos propriedade para falar isso? em outras palavras, ele disse: me sigam, pois eu estou dando o meu exemplo à vocês.”

    Wander: Exatamente, você acabou de utilizar um versículo contra o G12. O fato de alguém ser imitador de Paulo não quer dizer que seja discípulo dele, visto que ele era discípulo de Cristo, logo imitar Paulo é ser discípulo de Cristo. E ele não disse me sigam, de forma alguma. Imitar Paulo é seguir Cristo, somente.

    Juliano: “Esse negócio de que, um líder, quando cai, os liderados também caem, isso acontece antes de o g12 vir ao Brasil, pois infelizmente, as pessoas ficam decepcionadas com pastores e líderes que deveriam dar o exemplo, e não o fazem, conforme Paulo nos exorta no texto citado a cima. Antes da visaõ chegar, quantos líderes já caíram?e quantos dos liderados foram juntos?”

    Wander: Negativo, isso acontece pela má interpretação do versículo citado por você. Assim como você afirma que Paulo pediu para ser seguido, pastores têm afirmado essa heresia e as ovelhas seguido esses líderes, quando deveriam estar seguindo o Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Assim, fica fácil entender porque quando um líder cai, os “seus” discípulos também caem. Simplesmente porque são seus seguidores, e não de Cristo. Isso mostra o quão fraca é a doutrina do G12. Por favor, sejamos imitadores somente de Cristo, assim como Paulo era, ou então sejamos imitadores de Paulo, que era imitador somente de Cristo. Assim, pode cair o mundo, o líder que for, pode cair tudo, que nós permaneceremos em Cristo.

    Juliano: “A visão celular, tem funcionado em diversos ministérios aos quais conhecemos, ministérios sérios, que tem por base a palavra, e vidas têm sido transformadas, por meio da pregação da mesma.”

    Wander: Ministérios “sérios” que abandonam a simplicidade do Evangelho de Cristo e passam a pregar a doutrina dos 12 e a buscar crescimento numérico de fiéis, como num meio empresarial, independentemente da qualidade e do conteúdo pregado.

    ResponderExcluir
  6. continuando...

    Juliano: “Não sou a favor de tanta apelação pelo número 12, mas sou a favor de cada crente ter uma meta de ganhar almas. aliás, qu quantas almas você ganhou este ano?”

    Wander: Sendo você a favor ou contra (que bom que é contra), a numerologia do 12 é pregada de forma obsessiva pelos adeptos desse sistema. Agora me diga o que é uma “meta” de ganhar almas? Qual o respaldo bíblico para isso? Por favor me diga, pois pesquisei a expressão “ganhar almas” e nem ao menos a encontrei na Bíblia. Afinal, quem convence o homem do pecado? Não é o Espírito Santo? E quem ganha essas almas então? Quem fica com o mérito? Você? Eu? Não sei se você percebeu mas os valores foram invertidos. A meta verdadeira é semear o Evangelho de Cristo, pregar a Palavra da Cruz, divulgar a boa nova do Senhor, ser luz do mundo, andar como filhos da luz, amar a Deus sobre todas as coisas, amar o próximo como a si mesmo, e isso é natural para uma pessoa realmente convertida. Certamente, se você souber semear, a colheita será boa. Graças a Deus, não ganhei nenhuma alma esse ano, pois minha função é a dita acima: “Semear”, quanto a isso, pode ter certeza que é o que tenho procurado fazer da melhor forma possível. De maneira alguma tenho pretensões de “roubar” o lugar do Espírito Santo, mas sigo semeando a simplicidade do Evangelho e o amor de Cristo.

    Juliano: “o amado deve saber e isso é fato, que nas igrejas com modelo baseado em programas, às pessoas vão aos cultos, e não são acompanhadas, após a converssão. Apenas o pastor acompanha os novos, e fica difícil ao mesmo para fazê-lo.”

    Wander: Dessa eu não sabia. Aliás, alguém sabe disso? Gostaria de perguntar aos Assembleanos, Batistas, Pentecostais, Presbiterianos e outros, se realmente é assim que funciona? Que eu saiba não. Esse seu conceito pré-estabelecido sobre essas igrejas é típico do G12, não me causa estranheza alguma. Mas o objetivo de toda empresa é “quebrar” a concorrente não é?

    Juliano: “e por isso, as células são grande método de evangelismo, consolidação e treinamento de novos líderes. mateus28,18.20. Jesus não nos mandou apenas ir e fazer discípulos, mas ensinar, acompanhar, cuidar.”

    Wander: Heresia do G12: “todos devem ser líderes.” Jesus mandou ir e fazer discípulos para Ele e não para nós. Isso é mais uma inversão de valores. O fato de você Evangelizar alguém, não o torna líder dessa pessoa, de forma alguma. Você não é o “pai espiritual” dessa pessoa, como é ensinado no G12. Quando você evangeliza alguém, está convidando essa pessoa a seguir a Cristo e não a seguir você, sendo assim, seja quem for, onde estiver, em qualquer que seja sua posição social, todos são discípulos de Jesus. Ora, que corpo é esse formado apenas por “cabeças”? Devemos ser semeadores do Evangelho.

    ResponderExcluir
  7. continuando...

    Juliano: “A visão se resumo nisso: ganhar, consolidar, ou seja, firmar o novo crente na fé, discipular, por meio da palavra, e enviá-lo para liderar sua célula.”

    Wander: A visão se resume em: Pré-Encontro, Encontro, Pós-Encontro, Escola de Líderes, Células, Reencontro, Encontro de Casais, Encontro de Crianças, Encontro de Mulheres, Rede de Jovens, Rede de Casais, Rede de Homens, etc... Muito longe da simplicidade do Evangelho de Cristo. Gostaria de lembrar que:

    “Todo aquele que vai além da doutrina de Cristo, e não permanece nela, não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.” (2 Jo 9).

    “Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (2Co 11:3-4)

    Juliano: “Foi isso que Jesus fez. Jesus durante os anos de seu ministério, treinou seus discípulos, e os enviou, e os mesmos fizeram a mesma coisa. e o evangelho está aí, como prova viva.”

    Wander: Sim, Graças ao Senhor. Foram 3 anos que dividiram a história da humanidade e fizeram cumprir a profecia. Quando você afirma que “os mesmos fizeram a mesma coisa”, saiba que eles pregaram o Evangelho e nunca fizeram discípulos para si mesmo, e sim para Cristo. Fico triste de ver que você resume o Evangelho de Cristo em treinar e enviar, sistema adotado em modelos empresariais. Não se esqueça da palavra chave do Evangelho: Amor. Então, que nós possamos viver a simplicidade do Evangelho do Senhor Jesus apenas por amor, pois sem isso, de nada valeria “ganhar o mundo”. Qualquer semelhança ao nome do livro de César Castellanos, “Sonha e Ganharás o Mundo”, não é mera coincidência.

    Juliano: “abraços, juliano.anote meu email para converssarmos a cerca deste assunto: julianotrovao2@gmail.com”

    Wander: Grande abraço Juliano, lembrando que aqui foram discutidas idéias e doutrinas, e que faço uso da Palavra de Deus como fonte de pesquisa.

    Obs: Estarei postando a pregação do Dr Lorenzo Martinez. E também alguns links sobre excelentes materiais a cerca do G12. Espero que analise tudo e verifique nas Escrituras.

    ResponderExcluir
  8. dejaad disse...
    Pura verdade esse texto!
    Mas é isso mesmo... antes da Igreja ser arrebatada, a Bíblia fala da multiplicação de doutrinas e ensinamentos estranhos!
    JESUS TÁ VOLTANDO \o/

    Wander, continue nessa irmão!
    Defenda o Evangelho!
    Busque sempre poder do alto pra continuar com esse seu trabalho!
    Deus vai te honrar!
    Vai em frente!
    Deus é contigo!
    Deus é tremendo (ele sim é tremendo...rs) e pode te surpreender!

    GOD BLESS ^^

    ResponderExcluir
  9. Wander Ribeiro disse...
    Juliano,

    Sou totalmente contra a censura, mas vc não me deixa outra opção. Você tem me mandado artigos com conteúdo pró-G12 para eu inserir nos comentários. Porém, nada foi escrito por você. E são artigos imensos (cheios de heresias, por sinal). Assim, não os publicarei aqui. Bom seria se você fizesse um blog para expor esses artigos.

    Sobre os rituais. Realmente você deveria saber que a obra da cruz foi completa e que nós temos livre acesso a Deus agora. Não é mais necessário derramar sangue de cordeiros, e nem um outro ritual como você descreveu em Hebreus (antigo testamento). Estamos em tempo de livre acesso, o véu do tempo (que separava o homem de Deus) se rasgou. Qual foi o ritual feito por Jesus? E por Paulo?

    Peço para que você comece a estudar os textos da Bíblia dentro de seus devidos contextos, e não utilizando versículos isolados como os líderes do G12 fazem.

    Se você começar a ler, logo perceberá que essa doutrina não passa de pura falácia.

    Postei um material excelente, 100% baseado na Bíblia, para quem quiser assistir, ouvir e ler.

    Todo o conteúdo do material que você me mandou é tranquilamente refutado no material que eu postei, e na própria Palavra. Basta ler.

    Caso (após estudar o material aqui postado), queira expor "sua" opinião, contudo que seja com "base bíblica", fique à vontade.

    Paz.

    ResponderExcluir
  10. Jackson disse...
    Satisfação caros irmãos
    Antes de mais nada gostaria de esclarecer que não há nenhum complô nesse blog, mas sim idéias que giram em torno da Santa Escritura a “Bíblia”.
    Como já foi imposta os argumentos de Wander Ribeiro e Juliano, gostaria de opinar em alguns aspectos também, já que foi citado minha congregação no texto sou assembléiano pentecostal.
    Como o Wander Ribeiro já disse, o assunto é muito longo e não se resume somente no que vou falar sobre essa doutrina do G12.
    Eu li o texto e tenho acompanhado já algum tempo essa doutrina errada do G12, o valor necessário do evangelho não é mais visto como simplicidade e importância, mas sim como metas para se alcançar o maior numero possível de candidatos, é importante frisar que quando o irmão Juliano fala a respeito dos recém convertidos, ele tem uma visão muito pobre do que realmente acontece.
    Torno a repetir sou da Assembléia de Deus, e não sei se o irmão sabe mas essas congregações tem uma forma de suprir as necessidades do recém convertido é por um curso básico chamado discipulado, ali são informados das doutrinas “Bíblicas” a ser seguidas e não da doutrina do G12.
    Mas como o irmão Juliano é um G12, bem conhece a doutrina que segue assim eu imagino ou pelo o menos pensa que sabe, irmão Juliano aconselho você a ler a Bíblia e nos mostrar onde fala para nos miseráveis pecadores perdoar a Deus o Criador dos céus e da terra.
    A se poder mostre-nos também quanto ao jejum pregado na doutrina que o irmão segue, pois na Bíblia nos mostra apenas um jejum o de alimento feito por JESUS CRISTO, e não jejum do que o irmão Wander Ribeiro já tem citado, (coca-cola internet) pergunto ao irmão Juliano. Se você ficar sua vida sem beber coca-cola você morre ou sem nem mesmo internet? O jejum deve ser um sacrifício e não uma disciplina de maus hábitos.
    Quanto ao modo de evangelização do G12 no “aspecto” disposição digo que está de parabéns, pena que se prega heresias, o que não vale de nada tamanho movimento, pois o irmão Juliano mesmo disse que devemos ganhar almas, até parece que somos (espíritas) esquecemos que quem convence do pecado do juízo e da Justiça é o Espírito Santo, e de números nas congregações está cheia devemos pregar o que é real o que é Bíblico e não fazer propagandas de um evangelho falso que não existe. É por isso que somos quase “deus” nesse contexto atual aprendemos a não aceitar o que Deus quer, a expulsar as enfermidades de nossas vidas, (lembremos de Jó ) a impor prosperidade que nos como filhos adotivos de Deus merecemos o melhor e não o que plantamos a colher.
    Vou dar um exemplo maior da doutrina G12, como ela é despreparada para firma um crente na rocha que é JESUS.
    Um irmão que congrega na mesma congregação que eu, que também é bastante conhecedor da Bíblia tem uma filha de 12 anos de idade, ele permitiu que ela fosse a IBCI com uma amiguinha, chegando no ambiente foi conduzida aos tais “líderes” para ir ao encontro disse a ela que logo queria treina - lá a ser uma líder, eu fico a me perguntar o que uma garota de 12 anos de idade tem como experiência a passar ao sedentos da Palavra? Tirem suas conclusões.
    É claro que concordo com o Wander que isso é apenas uma imposição de Idéias para que possamos chegar a um consenso.

    ResponderExcluir
  11. juliano disse...
    amado jackson.graça e paz...primeiramente, gostaria que voltássemos ao crivo da palavra, e não atacássemos um ao outro, como o irmão está a fazer. vejamos:
    e o irmão sabe muito bem, e acho que não sabe, porque nem se quer estudou história da igreja, para verificar os fatos, as igrejas não se reuniam em templos mas nas casas.
    uando ocorreu a romanização, foi que as igrejas passaram a se reunir nos templos.
    a igreja em células, antes da visão dos 12 chegar, sempre existiu, através do pr.david yongi cho, na coréia, e outros grandes homens de Deus. A proposta da visão, é fazer o que Jesus fez, fazer discípulos de todas às nações, ensinando-os todas as coisas que ele tem nos ordenado.
    através das células, às pessoas são acompanhadas mais de perto, discipuladas e apascentadas. Não existe essa de o pastor perder a autoridade eclesiástica na congregação.
    ma outra coisa, referente à hierarquia, que o irmão wander ressaltou aqui, bem como cobertura espiritual, ocorre o mesmo fator que ocorre nas igrejas tradicionais, por exemplo.
    a igreja local, temos o pastor, na igreja sede temos o presidente, o superintendente, o bispo, e assim por diante...
    Acho melhor o irmão começar a estudar a história da igreja e, verificar como a igreja celular vem crescendo, não apenas em números, ams em qualidade.
    se não vejamos:
    1) quando você escolhe 03 pessoas para orar e jejuar durante 30 dias, expulssando as forças malignas que estão prendendo aquela vida. mateus 11. o reino de deus é tomado por esforço.
    após isso, você a convida apra uma célula.
    Onde ela será acompanhada.Muitas pessoas têm uma certa resistência em ir a igreja, e por meio da célula, ela também receberá a palavra.
    após ela ser ganha para Jesus, ela recebe uma ligação, no período de 24 horas, parabenizando-a pela decisão.
    esse é o processod e consolidação. eo resto, o irmão wander que ataca o g12 com tanta veemência, mas sem base bíblica, pois não o vi refutando os temas que citei aqui, embora que não fossem de meus mateiriais, mas materiais de outras lideranças.
    se o irmão não sabe, a igreja assembléia de deus de manaus, ieadam, adotou a visão celular, como extratégea de crescimento, e, tem obtido sucesso.
    outro detalhe, nas células não se pregam heresias como os irmãos relataram aqui, muito pelo contrário, quem prepara os estudos são os pastores e líderes da célula.
    s redes ministeriais, como de mulheres, de homens,d e c crianças, são comparadas como cultos, cultos de jovens(mocidade), culto de mulheres(culto das senhoras), culto de homens, etc...
    quanto ao que o irmão wander ressaltou, sobre o testemunho de um jovem que chegou do encontro falando gírias, eu desconheço, visto que, quando fui no encontro, o Pai ministrou profundamente a minha vida. Sempre analisei as ministrações ali em base na palavra, e, nada passou desapercebido. Para ser franco, uma das melhores experiências que tive com o Pai, após a minha converssão, claro, foi quando fui ao encontro.

    ResponderExcluir
  12. Wander Ribeiro disse...

    Juliano, você até que tentou fugir do debate (talvez por não conhecer a Bíblia) e disse que não vale à pena refutar o que eu disse, pois meus comentários foram "sem base na Palavra". Infelizmente vou ter que rir agora. Será que terei que reescrever o texto, repostar, republicar para você notar que não há sequer um parágrafo sem base bíblica??? E o vídeo, assistiu??? Consultou a Palavra??? Leu o material que eu postei???

    Talvez eu não tenha tido mesmo vontade de refutar os textos que me mandou, visto que já está refutado no material aqui disponibilizado. E, biblicamente falando, seus textos são um deserto se valendo de versículos fora de contexto. De uma forma bem G12 de escrever. Escreve-se uma página e cita Hebreus alguma coisa.

    Você defende a igreja G12 da Corea... talvez nunca tenha visto o show de auditório que ocorre naqueles ambientes. Ou talvez já tenha visto aqui, pois aqui é como lá.

    Eu não ressaltei "nada" sobre hierarquia! Porque, sempre existiram e existem níveis de hierarquia em todas as organizações humanas. O que não existe é uma hierarquia espiritual, como vocês acreditam. Onde estão as bases bíblicas?? Leu o material?? A cobertura espiritual é infinitamente diferente da hierarquia nas igrejas. É heresia.

    Você fala tanto em história da igreja. Porém vejo que não conhece nem ao menos a história-recente desta instituição. Quando você cita a Assembléia de Deus (erroneamente) como igreja Tradicional, sendo esta uma igreja Pentecostal. Você deve saber pelo menos que o G12 faz parte do Neo-Pentecostalismo não é??? Você precisa estudar história da igreja.

    E o que você fala sobre ficar do lado de Roma ou de Jerusalém??? Estou do lado de Cristo e acho que você também deveria estar ao invés de se prender em "idolatria geográfica".

    Essa visão que você diz que as igrejas têm sobre o Templo. De onde você tirou isso? Não sabe que a igreja (instituição) é um lugar onde os iguais reunem-se em busca de algo em comum? Não há nada místico nisso, pois você, como bom entendedor da Bíblia, deve saber que nós somos o Templo do Espírito.

    Quanto à igreja Assembléia de Deus de Manaus que você diz ter adotado a visão dos 12. Não se espante. Aqui algumas igrejas também já o fizeram, mas a grande maioria está voltando às origens e abandonando tal doutrina. O vento levou o G12. (ponto também abordado em meu texto, afinal, você leu ou não leu??)

    Estratégia de crescimento? Sucesso? G12? Claro que sim, o crescimento numérico ocorre, bem como no meio empresarial. Vide CAZO, AVON, NATURA. A diferença é apenas de nomeclatura: enquanto eles ganham "revendedores", vocês ganham "discípulos", ou pior, ganham "almas".

    continua...

    ResponderExcluir
  13. ...

    Você quer me dizer o que é uma célula, quem prepara os estudos, quem isso, quem aquilo. (Leia meu texto novamente e você vai ver que eu já sabia, não há nada de novo)

    Redes G12 nunca se compararão aos cultos visto que há separação da família nestas. Nos cultos, mesmo que seja culto de senhoras, quer dizer apenas que as atividades do dia ficam por conta das senhoras, e não que o culto é exclusivo para as senhoras. Já em uma Rede de Homens não se pode afirmar a mesma coisa. Nos cultos não há separação da família assim como nas redes.

    Suas comparações continuam falhas.

    O G12 continua caminhando sobre a cegueira de crer que é a visão de Deus para a igreja.

    O G12 continua uma doutrina totalmente desencontrada, onde é heresia apenas o que convém. Dizem que vieram para quebrar as tradições, renovar, etc, e pregam rituais do Antigo Testamento. Afinal, qual o tempo do G12? Prega a lei? Prega a graça? Ou será que pouco importa?

    Os líderes continuam alienando, enquanto Jesus ensinava a pensar.

    A cobertura espiritual continua escravizando, enquanto Cristo libertava.

    Você continua querendo que eu refute o que já está mais que refutado.

    Aliás, quantos anos você tem? Já deveria saber que falar mau de Roma e ter "bispos" na igreja é pura contradição, Jerusalém NUNCA foi exemplo para nenhuma nação, visto que recusou os ensinamentos de Cristo, os judeus ainda esperam a vinda do messias, Jesus nunca pregou que deveriamos nos reunir em 12, basta que se reúnam "2 ou 3" em Seu nome e Ele estará ali no meio deles. Aliás, ele pregava para multidões, para 12, para 13, para 1, cristianismo não é númerologia, nunca foi, nunca será.

    E a dica do dia: Deus se escreve com "D" maiúsculo.

    Paz.

    * Peço encarecidamente que analise, ore, leia a Palavra (textos na íntegra), tente compreender os momentos históricos de cada livro da Bíblia.

    ResponderExcluir
  14. juliano disse...

    Se as igrejas saíram da visão celular, isso é com elas... eu continuo apaixonado pela visaõ, e por Jesus...

    ResponderExcluir
  15. juliano disse...

    finalisando essa discussão, pios não mudarei minha opinião que tenho sobre a visão. o amado sabe o que é ALGO BÍBLICO, EXTRA-BÍBLICO E ANTI-BÍBLICO? A VISÃO CELULAR, É UM MODELO, EXTRA-BIBLICO E NÃO ANTI-BIBLICO, CONFORME RELATADO PELO IRMÃO.ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  16. juliano disse...

    DEIXO AQUI, A LISTA QUE FAÇO PARTE: LIDERESDAVISAO-SUBSCRIBE@YAHOOGRUPOS.COM.BR, ENTRE NELA, POIS LÁ EXISTEM PASTORES NA VISÃO, ONDE PODEREMOS TROCAR EXPERIÊNCIAS E APRENDERMOS JUNTOS.ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  17. Wander Ribeiro disse...

    Juliano,

    Percebi você não se importa muito com o que está ou não na Bíblia. Seus comentários deixam apenas a imagem de alguém que quer se auto-afirmar, demonstrar uma opinião formada, mas cuidado, não é bom que você aja apenas pela emoção e esqueça-se de refletir na Palavra (Pv 19:2). Lembre-se de quem você é discípulo (Is 54:13)

    Sobre o extra-bíblico que você citou, confesso que fiquei assustado. Isto é totalmente fora do que a Bíblia nos ensina (Tt 1:9, At 17:11, 2Jo 9, Gl 1:8, 2Co 11:3-4, 1Jo 3:22, 1Pe 2:2, 2Ts 2.15, Hb 13:9, 1Tm 6:3-11, Jo 7:24). Seu modelo extra-bíblico é anti-bíblico.

    Mas não me assusto tanto assim porque estamos em tempo de apostasia, e o que mais tem surgido na atualidade são doutrinas diversas (2Tm 4:1-5, Mt 24:24, 1Tm 4:1), e se o próprio Deus é quem nos avisou sobre esses fatos, não há do que eu me espantar.

    Com relação às igrejas que não estão permanecendo no g12 e outras doutrinas diversas, elas simplesmente estão de acordo com a Palavra (At 5:38-39, Jo 15:16) e se os frutos que estão sendo gerados são esses, cuidado (Mt 7:15-16). Apascentar as ovelhas do rebanho é um tema muito sério e esses “líderes”, “pastores”, “apóstolos” e “bispos” estão tratando as ovelhas como mera mercadoria, com imposições humanas e doutrinas distantes do Evangelho (1Pe 5:2-4).

    E cuidado com sua paixão pela visão dos 12 (Mt 22:37, Mc 12:30, Lc 10:27, Dt 11:1, Dt 6:5), que Ele venha sempre em primeiro lugar.

    Graça e paz.

    ResponderExcluir
  18. Jackson disse...

    A graça e a paz do Senhor Jesus Cristo.
    Voltemos a falar do assunto do interesse de todos, as verdades Bíblicas. O irmão Juliano citou em seu comentário.
    Juliano: amado Jackson.graça e paz...primeiramente, gostaria que voltássemos ao crivo da palavra, e não “atacássemos um ao outro, como o irmão está a fazer”.
    Jackson: Eu sinceramente não sei o que você leu, mas peço que leia novamente o meu comentário e me aponte o que tenho e no que tenho atacado o irmão. Acho que você também se esqueceu de me mostrar na Bíblia o que lhe pedir sobre a doutrina que o irmão segue. Volto a lembrar (jejuns não relacionados a alimentos e o ato de perdoarmos a Deus).
    O irmão Juliano falou muito sobre a história da Igreja, na verdade só passou por cima, decorrer essa história que é difícil, o irmão até disse que eu não estudei sobre o assunto. Então como o irmão deve ser conhecedor sabe que os apóstolos se reuniam sim em casas, deve também saber o motivo. Se não sabe eu digo. Era por causa da perseguição aos Cristãos, no contexto da época, e não pra fazerem células com números específicos.
    Irmão Juliano, você já parou para analisar o que sua doutrina faz. Acompanhe. No momento que é realizado o “ ENCONTRO” é feito um pedido que não se pode falar nada do que acontece lá dentro. Já analisou que isso é ocultismo? E a Bíblia diz em Mt 4, 22: Pois nada há encoberto que não haja de ser manifesto, e nada para ser descoberto. Bom se a própria Bíblia nos diz isso me pergunto o porquê fazer tanto segredo?
    Há se possível me responda também o porquê de se queimar tantos pecados na fogueira. Achei que tudo que precisávamos já estava feito, que foi o sacrifício vicário da cruz do calvário feito Cristo Jesus.
    Juliano: finalizando essa discussão, pios não mudarei minha opinião que tenho sobre a visão.
    Jackson: Quero deixar claro mais uma vez meu querido irmão, essa não é uma discussão e sim uma visão, uma troca de informações, para que possamos chegar a um consenso. E vejo uma alteração na sua escrita quando afirma que não mudará de opinião sobre o G12, acho que já estava nervoso nessa hora. Fique bem claro que você é responsável pela sua vida espiritual. Se você se senti bem amém!!! Agora não deixe de analisar as escrituras. Os 6,4.
    Graça e paz amados irmãos

    ResponderExcluir
  19. juliano disse...

    wander ribeiro escreveu:
    Percebi você não se importa muito com o que está ou não na Bíblia. Seus comentários deixam apenas a imagem de alguém que quer se auto-afirmar, demonstrar uma opinião formada, mas cuidado, não é bom que você aja apenas pela emoção e esqueça-se de refletir na Palavra (Pv 19:2). Lembre-se de quem você é discípulo (Is 54:13)

    Sobre o extra-bíblico que você citou, confesso que fiquei assustado. Isto é totalmente fora do que a Bíblia nos ensina (Tt 1:9, At 17:11, 2Jo 9, Gl 1:8, 2Co 11:3-4, 1Jo 3:22, 1Pe 2:2, 2Ts 2.15, Hb 13:9, 1Tm 6:3-11, Jo 7:24). Seu modelo extra-bíblico é anti-bíblico.

    Mas não me assusto tanto assim porque estamos em tempo de apostasia, e o que mais tem surgido na atualidade são doutrinas diversas (2Tm 4:1-5, Mt 24:24, 1Tm 4:1), e se o próprio Deus é quem nos avisou sobre esses fatos, não há do que eu me espantar.

    Com relação às igrejas que não estão permanecendo no g12 e outras doutrinas diversas, elas simplesmente estão de acordo com a Palavra (At 5:38-39, Jo 15:16) e se os frutos que estão sendo gerados são esses, cuidado (Mt 7:15-16). Apascentar as ovelhas do rebanho é um tema muito sério e esses “líderes”, “pastores”, “apóstolos” e “bispos” estão tratando as ovelhas como mera mercadoria, com imposições humanas e doutrinas distantes do Evangelho (1Pe 5:2-4).

    E cuidado com sua paixão pela visão dos 12 (Mt 22:37, Mc 12:30, Lc 10:27, Dt 11:1, Dt 6:5), que Ele venha sempre em primeiro lugar.

    Graça e paz.

    *resposta:
    Me dê uma diferença entre doutrina e método? a visão não é doutrina, mas sim método, está basicamente e teologicamente coreta, se não vejamos:
    rabalha mcom a armartiologia, paracletologia, teologia da libertação e outros temas teológicos.
    ho paixão pela visão, pois a visão veio de Deus, pois gera em nós, paixão pelos perdidos, volta ao primeiro amor, como e stá escrito em apocalipse 2,5, coisa que muitos já perderam, o amor pelos perdidos. Se existem líderes manipuladores, que apascentam de forma errônea as ovelhas, isso é fato, visto que, não só nos arraiais do g12 isso existe, mas em todos os arraiais da igreja evangélica.
    O irmão fala que g12 é uma empresa, utiliza de marketing, então vejamos abaixo:
    atualmente, existe uma concorrência tremenda entre as igrejas, sobre quem ganha mais almas para Jesus, qual é a maior igreja e como isso acontece? Extratégea de marketing.
    Outro detalhe interessante, se as igrejas citadas saíram da visão, não foi por causa das práticas adotadas, mas sim porque viram que tal extratégea não se adaptava à sua realidade. O pr.césar castelanos, bem disse, em uma de suas convenções, de que, a visão, pode ser adaptada à realidade da igreja. Ninguém é obrigado à seguir o manual do encontro, mas pode adaptar à sua realidade, montar suas células, formar seu grupo de 12(o que, sociológicamente falando, é mais fácil acompanhar um grupo com 12 pessoas, do que com 20, ou 30).
    Antes de o g12 chegar, já existirma outros modelos de igrejas, como o g5, g7, e outros movimentos.
    Outro detalhe importante a ressaltar: quando o amado ressaltou que, um dos pastores da sua êx denominação caiu em pecado, os outros foram junto, isso aconteceu, porque às pessoas não estavam firmadas na palavra, mas sim em homens e isso, ocorre, em todas as igrejas. Fato idêntico aconteceu em uma de nossas igrejas, onde o pr teve que se separar da esposa, por problemas gravíssemos que ocorreram. várias pessoas saíram da igreja, por conta disso. Eu costumo comparar a liderança como um alicerce de uma casa, se a liderança cai, o alicerce, a casa também cai, visto que, embora sigam a cristo, as pessoas se escandalisam, e, infelizmente, acabam saindo da igreja. Cito o exemplo de caio fábio, que cometeuu adultério. Naquela época, nem se quer existia g12 e, por conta disso, muitos caíram e se afastaram por este fato.
    agora: pergunta que fica no ar? por que renê saiu da cobertura de césar?abraços...

    ResponderExcluir
  20. juliano disse...

    comentário sobre jejum de cocacola, televisão e outros.
    acho que na sua igreja houve algumas distorções, pois na minha, dizíamos aos irmãos que iríamos fazer um propósito de não tomar isso ou aqui.o. é fato que existem muitos crentes, viciados em televisão, coca-cola, etc, que não tiram um tempo para ler a bíblia, para orar, etc... Não vejo nada de mal em fazer um propósito com Deus sobre isso, visto que é algo individual...
    Costumamos julgar sob uma ótica exegética, e, não costumamos ver os resultados.

    ResponderExcluir
  21. Wander Ribeiro disse...

    Juliano,

    Você me mandou uma verdadeira "pérola" neo-pentecostal e não deixarei de postar aqui.

    Sem base bíblica alguma, baseando-se provavelmente em apostilas criadas pelos líderes G12.

    Essas eu apenas irei postar para ficarem aqui registradas e servirem de exemplo de quão grande é a falta de conhecimento das pessoas envolvidas nesse tipo de doutrina (irmãos, preparem-se):

    ResponderExcluir
  22. Wander Ribeiro disse...

    Como o blog já contém informações suficientes, dentro da Bíblia, a respeito do G12. A partir de hoje apenas comentários com base bíblica (e não versículos isolados, nem apostilas e livros G12) serão refutados.

    Portanto, desde que se faça uso da Palavra de Deus, podemos debater temas tranquilamente neste espaço.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  23. Danilo Miguel disse...

    Amado irmão,
    Graça e Paz!

    Acalorada discussão essa, hein? Vai longe, muito longe...

    Lí seu texto: excelente! Já fiz parte do movimento, fui lider de célula, ministrei pré-encontro, participei do reencontro, fui um dos 12 do meu então pastor, que era 12 do bispo estadual, que era 12 do bispo nacional, que era 12 do Renê... (e por aí vai). Acreditei, confiei, dediquei algum tempo da minha vida envolvido nessa "visão". Em vão, tudo em vão.

    Mesmo com todas as "qualidades" e experiências adquiridas durante esse tempo, acabei me desviando. Saí da igreja, afastei de tudo - menos de Deus. Fui consolidado, mas não em Cristo. Consolidei, mas não na Rocha. Assim como eu, muitos dos que participaram do movimento na mesma época hoje estão afastados de Deus. Pela misericórdia de Deus e Sua eterna graça eu voltei.

    Não para o movimento, mas voltei para Cristo! Experiências amargas longe do Senhor me trouxeram de volta - na realidade foi a graça de Deus me conduzindo para Seu amor. Todo o tempo que estive afastado me serviu para meditar, analisar e perceber o quanto estava errado, não apenas e tão somente com relação do movimento, mas quanto a tudo que eu acreditava, a forma como cria, como servia a Deus enfim, foi uma escola.

    Hoje sei que Deus é Deus, e será para sempre, e que estes ventos que sopram por aí, por mais que falem o contrário, somente servem para nos afastar cada vez mais do Senhor e Salvador. Estes movimentos, sejam eles quais forem, tem servido para nada mais além de criar fanáticos (por que não lunáticos?) capazes de tudo para defender aquilo que lhes são empurrado goela abaixo. Radicalismo em troca de quê?

    Quanto a mim, prefiro ficar com a simplicidade do Evangelho, com a Mesangem da Cruz. Não preciso de nada além disso.

    Que o Senhor te abençoe e te conceda graça, dia após dia nesta "nova" caminhada.

    Em Cristo,

    Danilo Miguel
    semforma.blogspot.com

    P.s.: Excelente blog o seu. A partir de hoje serei um de seus "seguidores" (rsrs)

    ResponderExcluir
  24. Wander Ribeiro disse...

    Danilo Miguel,

    Nossa história com o G12 é bastante parecida, infelizmente. Caímos na mesma conversa, nos (des)Encontramos nessa doutrina, fomos líderes de célula, defendemos essa doutrina cegamente, como você sabiamente questiona: "Radicalismo em troca de que?"; Realmente, tudo em vão.

    Ali estávamos nós, em locais diferentes, entre pessoas diferentes, porém passando pelos mesmos dilemas e questionamentos. Acabamos nos decepcionando com esse sistema. Saímos.

    Fomos procurar respostas e "GRAÇAS A DEUS" encontramos o amor de Cristo e seu Evangelho simples e completo. Encontramos PAZ, algo longe de se encontrar no G12.

    Mas essa PAZ não quer dizer sombra e água fresca, e sim a certeza da salvação em Jesus Cristo.

    Então, vamos divulgar o Evangelho de Cristo e combater essas doutrinas enganadoras para que, assim como nós, outras pessoas tenham a chance de se "encontrarem" de verdade com o Senhor. Pois, assim como seus amigos, também tenho "vários" amigos que saíram decepcionados com o G12 e até hoje não estão no caminho de Cristo.

    O G12 é assim, primeiro vem a euforia, encontros, células, reencontros, lideranças, muita festa, depois vem os bastidores, a cobrança exagerada, a perda da liberdade, perda de autonomia, e tudo acaba quando começamos questionar as práticas do G12, suas doutrinas, suas promessas que nunca se cumprem, resultando naturalmente no abandono dessa farça. E isso tudo ocorre em pouquíssimo tempo. Digamos que em aproximadamente 2 anos o G12 consegue criar uma pessoa totalmente desacreditada de Jesus e de seu amor por nós, que não tem a mínima noção da Palavra de Deus e fica perdido em meio a esse mundo, decepcionado com o G12, porém colocando a culpa em Deus.

    Pois é, entre "encontros" e desencontros, entre "visões" e cegueiras, estamos aqui hoje. Somos vencedores! Façamos a obra de Deus.

    Paz.

    * também estou seguindo seu blog, grande abraço!

    ResponderExcluir
  25. Éderson (dejaad) disse...

    A paz do Senhor!
    Nussssss... tá quente aqui hein!
    Bem... hoje na minha leitura Bíblica deu me impactou muito com alguns versículos, e também com os comentários que minha Bíblia (Bíblia de Estudo Pentecostal) oferece, e quero compartilhar aqui! Espero que sirva a quem está no engano do G12!

    BASEADO NO CAPÍTULO 07 DE MATEUS
    7.14 Estreita é a porta... e poucos os que a encontrem. Cristo ensinou que não devemos esperar que a maioria O siga pelo caminho que leva à vida.
    [1] São poucos os que querem entrar pela porta humilde do verdadeiro arrependimento e, em seguida, negar-se a si mesmo para seguir a Jesus, esforçar-se sinceramente para obedecer aos Seus mandamentos, buscar zelosamente o Seu reino e a Sua justiça e perseverar até o fim com verdadeira fé, pureza e amor.
    [2] Jesus, no Sermão do Monte, descreve as grandes bênçãos que pertencem aos discípulos do Seu reino (5.3-12), mas Ele também ressalta que esses discípulos não escaparão à perseguição (5.10-12). Além disso, contrastando com alguns evangelistas que pregam que “ser salvo” é uma das coisas mais fáceis neste mundo, Jesus ensinava que segui-lo importa em sérias obrigações no tocante à justiça, à aceitação da perseguição, ao amor aos inimigos e à renúncia pessoal.

    7.16 Por seus frutos os conhecereis. Os falsos mestres exteriormente parecem justos, mas ‘interiormente são lobos devoradores’ (v. 15). Eles devem ser identificados pelos seus frutos. Os frutos dos falsos mestres consistem, principalmente, no caráter dos seys seguidores (1ª João 4.5,6). O falso mestre produzirá discípulos que manifestarão as seguintes características:
    [1] Serão cristãos professos, cuja lealdade é dedicada mais a indivíduos do que à Palavra de Deus (v. 21). Honram e servem a criatura mais do que ao seu Criador (cf. Rm. 1.25).
    [2] Serão seguidores que se ocupam mais com seus próprios desejos do que com a glória e a honra de Deus. Sua doutrina será mais antropocêntrica do que teocêntrica (VV. 21-23).
    [3] Serão discípulos que aceitam doutrinas e tradições dos homens, mesmo que isso contradiga a Palavra de Deus (vv. 24-27; 1ª Jo. 4.6).
    [4] Serão seguidores que buscam mais as experiências religiosas e as manifestações sobrenaturais do que a Palavra de Deus e seus padrões de justiça (isso não invalida o fato de haver real sobrenaturalidade no autêntico Evangelho, mas é válido lembrar que nem toda manifestação sobrenatural provem de Deus). A sua experiência religiosa ou manifestações espirituais são a sua autoridade final quanto a autenticidade da verdade (vv. 22,23), e não todo o conselho da Palavra de Deus.
    [5] Serão seguidores que não suportarão a sã doutrina, mas procurarão mestres que lhe ofereçam a salvação, em conjunto com o caminho largo da injustiça (vv. 13,14,23).

    ....

    ResponderExcluir
  26. Éderson (dejaad)...

    7.22 Muitos me dirão naquele dia. Nos versículos 22,23, Jesus declara enfaticamente que ‘muitos’ que profetizam, pregam ou realizam milagres em Seu Nome estão enganados, pensando que são servos de Deus quando, na realidade, Ele não os conhece. Para não ser enganado nos últimos dias, o dirigente de igreja, ou qualquer outro discípulo, deve apegar-se totalmente à verdade e à justiça reveladas na Palavra de Deus, e não considerar o “sucesso ministerial” ou o “crescimento estatístico de algum feito no meio dito cristão” como padrão de avaliação no seu relacionamento com Cristo.

    Nunca vos conheci. Estas duras palavras de Cristo deixam plenamente claro que uma pessoa pode pregar o Evangelho em nome de Cristo, expulsar demônios e operar milagres, sem essa pessoa ter genuína fé salvífica em Cristo.
    [1] As Escrituras nos ensinam que a pregação evangélica eloqüente, um manifesto zelo pela justiça e a operação de milagres podem ter lugar nesta era mediante a influência e o poder de Satanás. Paulo nos adverte que “o próprio satanás se transfigura em anjo de luz”. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em “ministros da justiça” (2ª Co. 11.14,15; cf. Mt. 24.24). Paulo torna claro que a simulação de uma unção poderosa pode ser “operação de satanás” (ver 2ª T. 2.9,10; Ap. 13.3,12).
    [2] Muitas vezes, Deus aniquila a atividade de satanás nos falsos pregadores, a fim de salvar ou curar aqueles que, sinceramente, recebem a Palavra de Deus (ver Fp. 1.15-18). Deus sempre deseja que aqueles que proclamam o Evangelho sejam justos (ver 1ª Tm. 3.1-7); porém quando uma pessoa má ou imoral prega a Palavra de Deus, ainda assim Deus pode operar no coração daqueles que recebem Sua Palavra e entregam-se a Cristo. Deus não aprova nenhum falso pregador do Evangelho, mas Ele certamente confirmará a verdade Bíblia, e aqueles que aceitam pela fé.

    ResponderExcluir
  27. Wander Ribeiro disse...

    Éderson,

    Onde é que eu assino?

    Excelente abordagem, realmente, é para ficar impactado mesmo com tanta verdade!

    Destaque para este trecho:

    "[1] Serão cristãos professos, cuja lealdade é dedicada mais a indivíduos do que à Palavra de Deus (v. 21). Honram e servem a criatura mais do que ao seu Criador (cf. Rm. 1.25)."

    Qualquer semelhança com a doutrina onde todos são discípulos de homens e treinados para serem líderes não é mera coincidência.

    Continue participando!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  28. juliano disse...

    discordo, pois Deus nos chamou para liderar... Deus nos escolheu para conquistar às nações para ele, pois ele mesmo diz: Eu vos darei às nações por herança.

    Na minha igreja, não tem essa estória de meu discípulo, todos são discípulos de Jesus, todos procuram buscar à Deus, e À SUA PALAVRA.
    o entanto, não estamos aqui para atacar uns aos outros, com discussões vãs, pois isso é pecado, conforme a bíblia mesmo nos relata.
    Ninguém aqui é melhor do que ninguém, nem g-12, nem g05, nem os tradicionais, nem pentecostais, nem neopentecostais, mas todos são servos do Pai, e, a chamada de Deus, para estes últimos tempos se chama unidade.
    Temos que nos unir, pois Jesus está voltando e, as pessoas precisam de nós para levarmos o evangelho, ikde e fazei discípulos de todas as nações, batizando e ensinando, ou seja, ganhando, consolidando às vidas na palavra, discipulando(e não treinando), como o nosso irmão wander falou, e enviando-as, como Jesus enviou seus discípulos, ele nos deu autoridade para isso.
    Porque ele chamou uns para apóstolos, outros para pastores, outros para evangelistas, outros para mestres, ou seja, os 5 ministérios, que o Pai tem restaurado nesses últimos dias. Deus, ele é totalmente aversso à religiosidade, e, ele tem quebrado os paradigmas, e vai continuar quebrando.
    Um abraço, Juliano.
    obs: concordo totalmente, com o que o edersson, disse... e assemelhar ao g12 isso, é uma inverdade.
    aliás, vamos discutir os pontos favoráveis da vsião celular, e os pontos não-favoráveis, o que acham? abraços

    ResponderExcluir
  29. juliano disse...

    g12 não é doutrina, mas sim método de evangelismo, através das células... doutrina, é totalmente diferente de método...quem sabe?

    ResponderExcluir
  30. juliano disse...

    wander disse:
    Wander: Voltando ao assunto, a análise é dos movimentos G12, M12 e similares. Mas mesmo assim, posso tranqüilamente refutar sua afirmação de que o “perdoar Deus” foi inserido pelo MIR (M12). Como moro no DF, tive a oportunidade de conhecer a Igreja Batista Celular Internacional, que é liderada pelo pastor Laudijair Guerra, um dos 12 discípulos de César Castellanos, inclusive algumas pessoas da minha família são dessa igreja. Preste atenção.
    ***

    observação: O dlaujair guerra, utiliza o manual do mir, enão o manual do pr.césar, que é original...
    aliás, utilizava, visto que, o manual do encontro, tiveram várias alterações, por exemplo, o perdoar Deus, foi retirado, devido às cont~rvércias...
    o entanto...
    NO encontro que fui nunca ouvi isso..
    Mas, eu tenho uma justificativa para tal ministração:?
    Muitas pessoas, que, passam por situações, difíceis, semtem raiva de Deus, como se ele fosse culpado de as pessoas viverem as desgraças da vida. Não que ele falhou, mas às pessoas, infelizmentre, não t~em essa visão...
    Perdoar eus, seria, nesses casos, às pessoas, conhecerem o amor de Deus, e, não terem uma visão de que ele é vingativo, ou coisa parecida.

    ResponderExcluir
  31. juliano disse...

    Wander: Mas a questão aqui nunca foi essa, pois o G12 desde sua criação foge totalmente da simplicidade de Cristo, pregando, além de “perdoar Deus” (heresia), a necessidade de um Encontro (heresia), que ainda existem Apóstolos entre nós (heresia), confissão de pecados aos líderes (heresia), teologia da prosperidade (heresia), práticas e rituais judaicos (heresia), banalização do jejum (jejum de tv, internet, coca-cola, etc) (heresia), que o modelo dos 12 é o futuro da igreja (heresia), atos proféticos diversos e a cada dia mais criativos (heresia), abandono das tradições, pois tais são vistas como velhas e ultrapassadas (heresia), cobertura espiritual (heresia), entre outras. Lembrando que o que aqui é exposto como heresia, é baseado na pura verdade da Palavra de Deus, e não em impressões pessoais minhas.

    refutando....
    confissão de pecados: não é heresia, pois diz a palavra do Senhor; confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sejam sarados.
    2. a necessidade de um encontro:
    vejamos: GN32. Quando Jacó teve um encontro com Deus em Peniél, e foi tratado pelo mesmo. Moisés, teve um encontro com Deus, durante 03 dias, etc... Então, não é heresia...

    Ato profético: quando Jesus, cuspiu no chão, e, pediu para que o cego lavasse os olhos, foi um ato profético, ou seja, um sinal de que aquele homem seria curado, após o ato de fé de se lavar...
    Então, não deveriam existir os dons de profecia, e outros existentes.
    3. judaismo: Não é heresia, visto que, na época de Davi, eles utilizavam instrumentos proféticos, como o sophar, que simbolizava a presença de Deus, quando era tocado, etc...
    Obs: O judaismo, foi inserido pelo mir, e não está vinculado ao g-12, em seu modelo original.
    4. que ainda existem apóstolos entre nós:
    Deus chamou uns para apóstolos, outros para mestres, outros para pastores, outros para evangelistas, então... Rebate totalmente a sua doutrina...

    ResponderExcluir
  32. Wander Ribeiro disse...

    Juliano,

    Graça e Paz,

    1º - “Deus nos chamou para liderar.” Não tem base bíblica alguma. Somos chamados para andar como filhos da luz, fazer discípulos (dEle), batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que Ele nos ensinou (Mt 28:18-19)
    Não se esqueça: “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.” (Mt 23:8)

    2º - “Eu vos darei as nações por herança.” Novamente nenhuma base bíblica. Mostre-me onde está esta promessa, onde Cristo afirma tal frase. Será que você não estaria se baseando em alguma promessa de Deus ao povo de Israel? Porque essas foram várias. Tem certeza que está lendo a Bíblia dentro de seu contexto? Obs: onde está esta afirmação de Deus?

    3º - No G12 tem sim essa história de ser discípulo de homens. Isto é indiscutível, um fato, basta ir a 1 reunião g12 para confirmar.

    4º - Não estou aqui para te atacar meu irmão. De forma alguma. Simplesmente faço uso dos ensinamentos de Deus (1Ts 5:21, Tt 1:9, Atos 17:11, Jo 7:24) para que a Verdade seja divulgada e as heresias combatidas.

    5º - “A chamada de Deus para esses últimos tempos se chama unidade.” Muito cuidado com sua afirmação, este terreno é perigoso. Faça um estudo sobre Apostasia, Ecumenismo, Fim dos Tempos, Anti-Cristo. Te indico o site “ http://teophilo.info/index.html ”, tem excelentes estudos sobre isso.

    6º - É uma grande heresia afirmar que hoje possam existir apóstolos... visto que esses foram 12 e, após Matias ter substituído Judas (At 1:21-26), o único apóstolo após a ressurreição de Cristo foi Paulo (At 9:1-22). Em (At 1:21-26) está mais do que afirmado que ter convivido “pessoalmente e fisicamente” com Cristo é um pré-requisito para ser apóstolo. A experiência de Paulo foi exclusiva, e não deixou brechas para que alguém pudesse se auto-denominar apóstolo. Aliás, onde é, dentro da Bíblia, que Paulo ensina alguém a ser apóstolo?

    7º - Cuidado também ao afirmar que Deus quebra paradigmas, ainda mais se estes “paradigmas” que você afirma são relacionados à igreja. A verdade é que Deus não passa por cima de nada que tenha dito, não trai sua Palavra, pelo contrário, diz para que guardemos as tradições que nos foram ensinadas (2Ts 2:15), permaneçamos na doutrina de Cristo, não indo além dela (2Jo 9) e guardemos as palavras da profecia de seu Livro (Ap 22:7). Cuidado com essa tal quebra de paradigmas.

    8º - Doutrina: “Conjunto de princípio que servem de base a um sistema filosófico, científico, etc.” (Dicionário Aurélio) Como pode o G12 não ser uma doutrina, sendo que tem seus próprios princípios, tornando-o diferente de outras igrejas e, do próprio Evangelho de Cristo. Por favor, mostre-me quando Cristo, ou algum Apóstolo, enviou pessoas para um Encontro, ou criou células com 12 integrantes, etc. Logicamente o G12 é uma doutrina.

    9º - Sobre o “perdoar Deus”, não comentarei sua justificativa para tal ato, pois a mesma não encontra respaldo bíblico. O que sei é que sou pecador e preciso do Seu perdão e não o contrário. “Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele,” (Dn 9:9) E se o G12 está abandonando esta prática, após tanta polêmica, o que aconteceu? Deus se equivocou quando “deu” a visão dos 12 a César? Aliás, você ainda acredita que o César é o precursor da visão dos 12? Pesquise sobre os Cursilhos da ICAR, você verá que essa visão não é novidade para a Igreja Católica.

    continua...

    ResponderExcluir
  33. Wander Ribeiro

    continuando...

    10º - Confissão de pecados, não vou comentar, visto que já consta em meu texto. Aí está: Aos poucos você é influenciado a confessar seus pecados ao seu líder. Novamente me pergunto, porque os crentes falam tão mal (coisa que sou contra) de religiões que praticam o confessionário, a idolatria, e diversos outros rituais? Graças a Deus sabemos que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1: 9); “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (At. 2:38); O G12 utiliza muito o texto seguinte, se não apenas ele, como argumento: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tg 5:16); Amém, mas o texto se refere à reconciliação, é o ensino de Jesus sobre perdoar o irmão que pecar contra nós, Tiago exorta a igreja ao perdão. Além do que, o texto trata da “oração da fé”, e é ela que tem o poder de curar, leia na íntegra (Tg. 5:13-20). Mais uma vez, um versículo sendo usado fora do seu contexto bíblico.

    11º - Necessidade de um Encontro: não adianta, não existe a necessidade de ir ao Encontro do G12, não adianta citar a passagem de Jacó em Peniel (Gn 32:30), aliás, a experiência de 3 dias de Jacó, não torna exigência para a nossa salvação que lutemos com Deus, nem o caso de Moisés (Ex 19:15-24) que subiu ao monte, durante 3 dias, e recebeu de Deus os 10 Mandamentos. Não sei se você percebe, mas esses são casos específicos e não trazem nenhuma obrigatoriedade para nós. Basta uma simples e até engraçada comparação: caso alguém queira ser forte, um guerreiro, um lutador, deverá essa pessoa deixar os cabelos longos como Sansão? (Jz 13:5) Basta uma lida na Bíblia para percebermos que essas passagens são utilizadas totalmente fora de seus contextos originais. Onde está a obrigatoriedade de um Encontro deixada por Jesus Cristo? O Mestre nos diz outra coisa: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Mc 16:16) Nestas palavras sim, estão incluídas todas as pessoas.

    12º - Rituais judaicos nada têm a ver com nós. Insisto no Evangelho de Cristo, pois ele é a luz do mundo: qual o ritual ensinado por Cristo? Pelo contrário, graças ao sacrifício na cruz não há mais nada que nos separe de Deus, o acesso é direto, o véu do templo se rasgou, ritual nenhum é mais necessário. Basta ler o novo testamento e procurar por tais rituais. O Evangelho é a boa nova de Deus. Os rituais são, assim como o tópico anterior, retirados de seus contextos originais e aplicado em um igreja que necessita de algo concreto, precisa ver (Jô 20:29), e aparta-se da simplicidade do Evangelho de Cristo.

    13º - Apenas uma palavra que eu gostaria de compartilhar: “Conjuro-te, pois, diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda a longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre bem o teu ministério.” (2Tm 4:1-5)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  34. Wander Ribeiro disse...

    Juliano,

    Graça e paz,

    Mesmo com quase nenhuma citação bíblica sua, eu fiz questão de responder seus comentários à luz da Palavra. Porém, o conteúdo aqui expresso sobre o G12 é mais que suficiente para comprovar que essa doutrina é anti-bíblica. Você pode até ignorar o que eu escrevo, agora de forma alguma poderá ignorar as passagens bíblicas aqui mencionadas. Portanto, peço que ao ler o comentário, antes de responder algo, leia passagem por passagem dentro de seus devidos contextos. Assim, se for deixar um novo comentário, que seja realmente de acordo com a Bíblia e, de preferência, algo que ainda não tenha sido refutado biblicamente aqui.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo disse...

    Oi irmão graças a Deus por sua vida, estou desesperada pois o que o irmão disse é a mais pura verdade, estou a muito tempo procurando uma pessoa como vc que possa me ajudar... meu casmento está quase fracassando por causa do G12, meu marido enlouqueceu, não quer estar perto da família, de mim e do nosso filho de 6 meses, eu por não concordar com a visão estou sendo taxada como endemoniada na igreja.
    Por favor me ajude

    ResponderExcluir
  36. Wander Ribeiro disse...

    Irmã, compreendo não querer expor sua situação aqui no blog. Como combinado, vamos manter contato via e-mail.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  37. Joao (codinome)

    Tem lido alguns comentários de Wander, Juliano, e Jackson. Compreendo a situação de cada um cada um tenta defender seu ponto de vista, mas, considero hoje as igrejas como cada time de futebol – cada time tem sua torcida e cada um de nós escolhemos qual time torcer – o evangelho é assim escolhemos qual igreja “torcer” mas, o final é ter a vitoria a nossa salvação e a salvação das pessoas a qual semeamos a palavra.
    Meu pai é da assembléia de Deus, e a muitos anos atrás tínhamos grupos familiares, que hoje é conhecido como células, o Pr. Pooul Young Cho (não tenho certeza se assim que se escreve), tem até hoje este grupo familiar e continua dando certo, só por mudar de nome g12 causa tanta polêmica, irmão abram vossa mente, esta discussão só está afastando mais pessoas do evangelho, nosso intenção e ganhar mais vida, através do Espírito Santo. Todas as igrejas, sem exceção estão pregando heresias, e não adianta dizer que não, pois, sou um leito da bíblia e tenho visitado muitas igrejas e percebido isso. Por que vcs não discutem sobre o reino para que possam crescer como varão perfeito, como obreiro que não do que se envergonhar da palavra, se não perceberam vcs só estão envergonhando a Jesus Cristo, a Deus e Ao Espírito Santo, e a cada dia o diabo esta ganhando mais terreno na vida de vcs, vcs estão alimentando tanto ódio em cima de uma coisa que não vai levar a DEUS. Quanto a Paulo ele tinha dicipulo assim, inclusive mandava carta, visitava etc.. como cristão essa é um de nossas metas, viver o evangelho em prol do próximo, como Jesus disse em uma oração: “Pai que sejamos um...”, será que estamos sendo um com o Pai? Será que vcs tem tanto conhecimento da bíblia assim para dizer que tal religião ou modelo esta errado? Errado, estamos nós que não estamos fazendo parte da grande comissão que é ir por todo mundo, pregar o evangelho a toda criatura, batizando em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, lembre-se: se estamos errados, os pastores estão de alguma forma errada, devemos ter em mente que cada um prestara conta a DEUS, e a única coisa é amar ao próximo como a nós mesmo, será que realmente estamos amando? Ou estamos destilando e espalhando ódio a toda criatura? Será que estamos todos certos ou será que estamos errados, somente DEUS nos dirá naquele dia, do juízo final. Pelo amor de DEUS anunciem o evangelho e o amor de DEUS e deixem de discussões tolas.

    ResponderExcluir
  38. Caro João,

    O que você está vendo aqui é um "debate" a cerca de doutrinas humanas e Bíblia.

    Quando Jesus chamava aos farizeus de hipócritas e discordava de suas práticas religiosas, estava Ele agindo como um tolo? Quando Paulo dizia que os crentes de Tessalônica eram menos nobres do que os de Beréia, pois não analisavam nas escrituras o que lhes era ensinado, estava agindo como um tolo e "envergonhando a Jesus Cristo, a Deus e Ao Espírito Santo", estava afastando-os do Evangelho? O diabo estava cada dia mais ganhando espaço na vida de Paulo? Seriam as cartas de exortação desse nobre discípulo de Cristo, cartas de um tolo? Será que ao exortar estava ele agindo em nome do diabo?

    Desculpe mas seu comentário já está respondido no início e no decorrer do texto. Dê uma lida sobre Apologética Cristã, seu significado, escritores, visite alguns blogs que estão na nossa lista de blogs: "Este Mundo Jaz No Malígno", "Blog do Ciro", "Voltemos ao Evangelho", "Púlpito Cristão", "Beréianos", entre outros. Leis alguns livros: "Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria", "Cristianismo em Crise", entre outros. Você verá que a defesa da fé cristã existe sim, e é praticada por esses crentes que você prefere chamar de tolos.

    Fica apenas uma reflexão que está no início do texto:

    “Examinai tudo. Retende o bem.” (1Ts 5:21)

    “Deve reter firme e fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar na sã doutrina como para convencer os contradizentes.” (Tt 1:9)

    “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (Atos 17:11)

    “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” (João 7:24)

    Como podem ver a Palavra de Deus não diz para que fiquemos observando e aceitando tudo o que nos for imposto. Pelo contrário, a Bíblia existe para que nós possamos saber o que agrada e o que não agrada a Deus, afinal, são as palavras dEle. Podemos, pois, analisar tudo e admoestar, advertir, repreender, como irmãos (2 Tm. 3:14-15), fazendo uso da Palavra. Mesmo aquilo que tenha a aparência mais agradável perante homens, deve ser julgado segundo a reta justiça.

    Em Cristo, que pregava amor, fé, ensinava, exortava, questionava e trouxe a espada à terra.

    Wander Ribeiro.

    ResponderExcluir
  39. Depois de uns 4 anos, voltei para a Sara. Bizarramente participei do Encontro, e todos os rituais que para mim nada significaram.

    Terrível para mim foi a tal, "Escola de Líderes", foi o caos, diante de cada pergunta feita dentro da "Bíblia", a professora não tinha resposta, até que se sentiu insultada por mim.

    Tudo o que era ensinado na célula e na tal "Escola de Líderes" não tinha base na "Palavra de DEUS" e eu perguntava e confrontava abertamente.

    O pior é que ao sair da Sara, toda igreja por onde passei, tive confrontos bíblicos; ao voltar pra Sara, não foi diferente, foi pior.

    Me chamaram para conversar e antes que me convidassem para me retirar da igreja, eu comuniquei a minha saída.

    ResponderExcluir
  40. A Paz em Cristo irmão Wander.
    Não imagina com que alegria tomei conhecimento do seu blog, e quando achei estas pérolas sobre o G12, ai meu coração quase saiu pela boca, nem imagina(aliás tenho certeza que imagina sim)o quanto tive e ainda tenho problemas com esta seita, conheço muitas pessoa que estão lá e tenho sofrido na própria carne,e ficam parecendo alienados,meu Deus é incrivel como faz uma lavagem cerebral e nem percebem, por favor gostaria de pedir para colocar em meu blog, esses seus testemunhos,claro com os devido créditos,sempre faço isso, é só omprovar indo ao meu blog. Tenho certeza que é Deus abrindo os olhos e ou ouvidos do povo e que estão alienados atrás de tantas heresias que a cada dia que passa tentam mais e mais voltar para a lei e apagar a Cruz de Cristo.
    Amado em Cristo que Deus te abençoe e te guarde de toda investida do malíguino, pois seu trabalho é Obra de Deus e Ele é Contigo.

    Em Cristo Jesus!

    Tânia Regina

    ResponderExcluir
  41. Tânia, mas é claro que pode postar o texto em seu blog... a intenção aqui não é massagear nosso ego, mas sim propagar essas verdades. Fico muito feliz quando leio um comentário como o seu, sei bem como você se sentiu, pois foi justamente assim que me senti quando, cansado e acreditando estar sozinho na caminhada, encontrei pessoas que também haviam notado tamanhas deturpações no Evangelho.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  42. Nossa, Graças a Deus que em fim, encontrei uma pessoa que realmente fale a verdade sobre esse G12.. Fiquei muito feliz por isso só Deus sabe o quanto.Vinha pesquisando sobre esse assunto a umas semanas mas nunca achei nada assim, que fale direitinho como é.Que Deus possa te guardar e te abençoar muito.Gostaria de saber como que você abriu os seus olhos e viu que esse negócio de G12 é errado, por que tenho um namorado que ele é de uma igreja que tem isso de G12, e queria muito que ele abrisse os olhos, como você um dia abriu.
    Se poder me ajudar, por favor me ajude.
    Muito obrigada, Paz do Senhor !

    ResponderExcluir
  43. Amados que absurdo faço parte de uma igreja na visão celular ,modelo dos 12 e o que mais presamos e a Palavra´, é o amor pelas vidas.A visão é um metodo é uma forma de ganhar, caonsolidar.Acho um absurdo pessoas criarem site para falar de igrejas enquanto tantas pessoas estão morrendo e indo para o inferno .Ao invês disto deviam se preocupar em jejuar , orar e pregare a Palavra para aqueles que não conhecem Jesus. A Palavra diz :ai de vós escribas e fariseus que não entram no reino e não deixam outros entrarem .Por favor para com isto , pare de guerrear uns contra os outros , cuidem de suas vidas espirituais e busquem mais ao Senhor Ele é o dono da seara e não precisa que ninguem O defenda .No tempo certo os seus anjos viram com a foice e eles mesmo vão separar o trigo do joio dentro das igrejas.

    ResponderExcluir
  44. Boa Noite, irmãos!
    Congregava e fui batizada em uma igreja adepta ao G12, e voltei cm um ex-namorado, q era de outra igreja, perdi meu posto eu era 24, fui rebaixada, sem célula, sem nada, a última, pq nao quis orar tres meses, mudei de igreja. Como mtos aqui era defensora árdua do g12, visitava outras igrejas, só achava defeito, resolvi voltar para a igreja do g12, NÃO FUI ACEITA DE VOLTA, OCULTAMENTE FUI EXPULSA DA IGREJA, PQ EU NAO QRO NADA CM NADA, SEGUNDO O PASTOR.

    AGORA LHER PERGUNTO QUE VISÁO É ESSA, COMO O FILHO PRÓDIGO FOI ACEITO EM SEU RETORNO, DE BRAÇOS ABERTOS

    COMO PODEM DIZER QUE EU NAO QUERO NADA COM NADA, SE SOMENTE DEUS CONHECE O MAIS PROFUNDO.

    NAO CRITICO VCS POR DEFENDEREM O G12, JA FUI ASSIM UM DIA, MAS PELA MISERICORDIA DE DEUS, FUI LIBERTA,,,

    FAÇO UMA PERGUNTA A VCS,
    ALGUMA VEZ VC JA FOI OBRIGADO A FAZER ALGO, PQ O LIDER FALOU.....

    SEU EGO JA SUBIU ATÉ NA ONDE, PQ VC TA CJEIO DE DISCIPULOS


    E LA NO PROFUNDO TEM ALGUMA FERIDA PELA DOUTRINA, Q NOS ALIENA A FAZER OQUE O LIDER 'MANDA'.

    IRMÃO AMO VCS, NAO CRITICO, MAS LEIAM A BIBLIA, E ENTENDAM PRA DEUS SOMOS IGUAI FILHOS DELE, NAO EXISTE NUMEROS, EXISTEM FILHOS, SOMOS IGUAIS NINGUEM É MELHOR Q NINGUEM, NINGUEM ESTA ACIMA DE NINGUEM..

    ONIPOTENTE, SOBERANO, É DEUS...


    A PAZ.....

    ResponderExcluir
  45. para de ir pela cabeça dos outros se baseia na palavra q é verdadeira!!
    Queremos frutificar! queremos vidas tratadas, famílias restauradas!
    ha vc fala isso do G12 porque concerteza você não foi tratado, talvez esta cheio d eferidas aí no seu interior.
    E eu canço de falar, no G12 se não tiver santidade a pessoaleva na cara... é só se santificar!!!

    HAHAHAHA se na igreja tivesse intercessores como tem juízes,estaríamos beem!!

    ResponderExcluir
  46. Sempre na Palavra, nem mais, nem menos, de dia e de noite, em tempo e fora de tempo.

    Graça e Paz a todos.

    ResponderExcluir
  47. q pena q vc nao conheceu a verdadeira visao celular ( g12 ) ! pq isso q vc falou num tem nada a ver com a visao ! eu tive um encontro c/ DEUS atraves da visao celular e minha vida foi transformada ! vc esta precisando ter um encontro verdadiro com DEUS ! =)

    ResponderExcluir
  48. VOCÊ TEM RAZÃO G12 É UMA DOENÇA QUE TEM QUE ACABAR !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  49. Graça e paz irmãos!
    Mais leitura biblica a alguns
    Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

    ResponderExcluir
  50. Cara vc pode ate dizer as coisa q diz q aconteseu com vc mais
    Deus nunca vai dividir sua gloria com niguen .
    LOGO MEU DEUS Q NÃO TEM COMPARAÇÕES A FAZER ELE E DEUS
    TRABALHA COMO BEM QUER E FAZ O Q ELE QUIZER ELE E DEUS.

    ResponderExcluir
  51. DEUS E DEUS TRABALHA DA MANEIRA DELE COMO ELE QUER
    SO Q QUEREMOS Q DEUS TRABALHA COMO NOS QUEREMOS
    DEUS FAZ O Q QUER TUDO E DELE EU SOU DELE ELE E EXALTADO NO MEUS LOVOR
    ELE E DEUS FAÇA JUIZ TODAS AS SUAS PALAVRAS ...

    ResponderExcluir
  52. Uma tia minha foi encaminhado para tal cura interior, dentro de uma igreja evangelica, acredite ou nao, vi pessoas de 40 anos chupando chupetas, eu me questionava, sera mesmo que isso vem de Deus. Fui saber muito depois, se tratava de regressoes, issso mesmo, a mesma regressao que um espirita faz, ah claro por ser espirita e do diabo, agora quando se trata de evangelico tudo muda nao e, Bom ainda acredito qu nem tudo que fala de Deus e de Deus, querem pregar uma palavra distorcida a um povo que pouco se interessa em conhecer a verdade(biblia), querem nos provar que a vida na terra e muito mais gostosa de se viver do que na nova jerusalem, e perigoso Deus voltar e a pessoa pedir mais um tempinho pra terminar de usufluir seu carro do ano, sua casa com piscina. enfim e um problema que engana a muitos.querem dividir a igreja em pequenas partes, e em cada uma dessas partes pregar uma palavra distorcida e moldar a cabeça daquela pessoa do jeito que querem, E PARA OS QUE CONTINUAM COM DUVIDA EM QUEM ACREDITAR, LEIAM A BIBLIA, ESQUEÇAM APOSTILAS, VIDEOS,ETC... FAÇA UMA BOA ORAÇÃO ANTES DE LER PEDINDO ORIENTAÇÃO E DISCERNIMENTO A DEUS, E MAO NA MASSA, ACREDITEM, DEUS VAI ABRIR OS OHLOS DE VCS SOBRE MUITAS COISAS

    ResponderExcluir
  53. Meus irmãos em Jesus Cristo, a palavra do Senhor nos ensina que o reino de Deus nâo pertece a esse mundo, então apenas precisamos usar nossa imaginação e curiosidade para aprender mais sobre o que Jesus quer para nossas vidas. Os prazeres do mundo são obras da carne que são contrarias ao que Deus quer para nos, então duvido que usar o Santo nome do Senhor para atrair pra si toda sorte de fortunas seja aquilo que Deus quer pra nossa vida. Participei por um tempo dessa visâo celular e notei muitas coisas desviadas da verdadeira vontade do Senhor, nâo apoio essa visâo capitalista inserida no Cristianismo, tambem nao acho correto banalizar o uso da FÉ!
    "Antes de julgar se o g12 è uma coisa boa ou ruim medite nessa pergunta que vou te fazer agora - PRIMEIRO DEVEMOS FAZER NOSSA VONTADE OU A VONTADE DE DEUS?
    Parabéns por esse blog amigo, ele vai ajudar muitas pessoas na sua jornada rumo a eternidade!

    ResponderExcluir