sexta-feira, 12 de novembro de 2010

G12 - Vento de Doutrina (Parte 3 - Final)

concluindo o desabafo...
  
DESABAFO DE UM EX-G12 (VENTO DE DOUTRINA)
Parte 3 - Final
 
Por Wander Ribeiro
  
Sou fruto de uma visão copiada. Isso mesmo, quer que eu repita? Copiada, ou ainda C-O-P-I-A-D-A. O auto intitulado "apóstolo" César Castellanos, diz em seu livro "Sonha e Ganharás o Mundo" que em 1991 recebeu do Espírito Santo, após várias horas de oração, a extraordinária revelação do modelo dos doze. “Amados, não creiais em todo espírito, mas provei se os espíritos vêm de Deus, porque já muitos falsos profetas têm surgido no mundo.” (1Jo 4:1); Mas existe um pequeno problema, esse modelo foi criado em 1930 pela Cristandade católica, existem documentos que comprovam que os Cursilhos (no caso os Encontros) possuem a mesma estrutura da atual igreja celular. Pré-Cursilho, Cursilho, Pós-Cursilho, tudo mesmo, desde a motivação ao quebrantamento e ao choro no Cursilho, a música, a lei do silêncio, os 12, as células, o voto de guardar segredo, tudo existe desde os anos 30.

Em 1968 houve um grande congresso latino-americano realizado pela Cristandade e adivinhem aonde? Acertou quem disse Colômbia. Isso mesmo a terra de César Castellanos. O curioso é que em 1973 o Reverendo Anselmo Chaves, escreveu um livro chamado Os Cursilhistas, justamente para combater o Movimento dos Cursilhos da Cristandade. Não tape os olhos ao que está lendo, em 1973 o modelo dos 12 já era uma realidade e combatido pelos cristãos. Não vou entrar em muitos detalhes confiram vocês mesmos nesse artigo que explica passo a passo e apresenta inclusive as páginas originais do livro Os Cursilhistas, escrito em 1973. 
 
Pergunto, como pode o Espírito Santo de Deus ter feito um plágio, uma cópia, pirataria, de uma visão existente e entregado ao seu ungido em 1991 algo que já existia nos anos 30 e foi combatido pelos cristãos nos anos 70? Realmente é o que mais me intriga. Será que Cesar não teve contato com nenhum material disponível no congresso dos Cursilhistas em 1968, realizado na Colômbia, mesmo que esse acesso fosse posteriormente? São duas as opções: ou ele teve acesso a esse material ou o Espírito Santo de Deus é um ladrão, e então, Cesar ou Deus? Logicamente a visão foi roubada da Igreja Católica, eles deviam estar furiosos com os tais “profetas de Deus” da Igreja Evangélica. “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;” (1Pe. 2:2)
 
Sou fruto de um Evangelho que gera cristãos natimortos, que alguns meses depois de alcançarem a liderança de células, tiram a poeira dos olhos e jogam tudo para o ar. Saem frustrados, assim como eu saí. Deus não realiza tudo o que os pastores prometem, aliás, se os pastores é que prometeram, porque a culpa acaba sendo de Deus? A psicologia não tem capacidade de segurar alguém na igreja, pelo contrário, é um abismo que vai conduzindo a outros. A maioria dos que ficam firmes nas igrejas G12 e prosseguem é porque têm criação evangélica, ou são estrelas do mundo gospel, ou lucram (ou pretendem lucrar) muita grana com a visão, ou querem farra mesmo, mas grande parte dos que estão hoje apenas suportam o G12.
 
Essa visão não está ganhando uma geração para Cristo, está sim criando uma geração de desviados que não querem mais nem ouvir o nome de Jesus, mesmo antes de conhecer a verdadeira palavra de Deus e a obra que deve ser feita, pois tiveram seus sonhos frustrados, não foram ensinados a buscarem a salvação em Cristo mas a buscarem qualidade de vida, cura interior, libertação, bens materiais, foram erroneamente ensinados que nossos sonhos são os sonhos de Deus e que Ele irá realizá-los, seja lá quais forem eles e suas intenções e custe o que custar. Abandonam o caminho ao menor sinal. “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” (Mt 7:15-16) 
 
Se não consegue uma namorada, está fora. Se não consegue um emprego, está fora. Não consegue uma vaguinha no grupo de louvor, está fora. Não faz sucesso na música gospel, está fora. Não recebe a tal chuva de bênçãos, está fora. O pastor está ocupado demais para falar com você, está fora. Discute com o líder de célula, está fora. Um carro passa em cima de uma possa d’água ao seu lado e te dá um banho, está fora. O chefe dá um puxão de orelhas no serviço, está fora. E por que? Simplesmente porque foram ensinados que essas coisas não deviam acontecer, que somos príncipes e princesas de Deus, temos que desfrutar do melhor dessa Terra, tudo tem que ser bom aqui e agora. A salvação não importa, o que interessa mesmo é a qualidade de vida. E se algo der errado adivinha de quem é a culpa? De Deus, como sempre. "Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos" (1Co 14:20)
 
O G12 atrai muito por pregar estas coisas, mas infelizmente os corações continuam vazios no decorrer da caminhada. Esse sistema está criando uma geração de chorões, verdadeiros fanfarrões espirituais, que pedem pra sair por nada, onde estão os crentes guerreiros? O certo seria se chorássemos, chegássemos molhados, cansados, abatidos, desanimados, demitidos, financeiramente falidos, às reuniões da igreja, mas totalmente felizes por estarmos ali para cultuar e adorar em espírito e em verdade ao Deus que nos perdoou dos nossos caminhos e, em breve, irá voltar para buscar sua amada igreja, creia você ou não. 
 
Agora você deve entender porque sua avó e seu avô, ou seus pais estão firmes em Cristo, freqüentam a igreja desde que você nasceu, ou desde que era criança. Eles crêem na Palavra: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16:18); Eles estão lá, firmes e fortes, e ouse tirá-los desse caminho, nunca irão dar ouvidos a você e nem a ninguém, pois compreendem o verdadeiro propósito, a verdadeira promessa de Deus para os que permanecerem com Ele até o fim nessa Terra, com certeza te diriam: “Assim, pois, irmãos, permanecei firmes, e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.” (2 Ts. 2.15); 
 
Porque as tradicionais Assembléias, Batistas, Presbiterianas, entre outras, estão cheias de idosos que seguem a Cristo a 20, 30, 40, 50 anos? E porque os jovens não têm a mesma disposição no G12? Simples: aqueles crêem nas promessas e profecias bíblicas, estes crêem nas promessas e profecias dos líderes. “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp. 3:13-14)

 
  
Dou graças a Deus por esse sistema G12 estar enfraquecendo, a visão que ia mudar o mundo não chama mais a atenção como no início. Várias pessoas que conheço, agora procuram a sã doutrina e estão sedentos pela Palavra. Também, já vejo igrejas abandonando essa enganação e quebrando os laços com Cesar, que cobra “direitos autorais” pelo uso da marca G12, aliás, o também auto intitulado “apóstolo” Renê Terra Nova rompeu com o colombiano por esses motivos e criou o M12 no Brasil, que é a mesma coisa que o G12. “Por isso vos digo: Dai de mão a estes homens, deixai-os, pois se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas se é de Deus, não podereis desfazê-la...” (At. 5:38-39); E a máscara está caindo, graças ao Senhor. 

Infelizmente a maioria dos frutos do G12 encontram-se bem longe dos caminhos do Senhor. “Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.” (Mt. 7:16-17); Espero que ao lerem esse texto compreendam que a culpa de sua frustração nunca foi de Deus e sim de uma visão plagiada e comecem a buscar ao Deus que nunca falha e sempre cumpre suas promessas, pois Ele quer te dar a vida eterna. Afinal: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (Jo. 15:16); Se o fruto não permanece, não provém de Deus. 
 
Para quem acha que sou mais um desinformado que derrepente resolveu escrever este texto. Engana-se, conheço bem do que estou falando. Quando digo “sou fruto de um Evangelho que...” é porque realmente aconteceu comigo, fui ao Pré-Encontro, Encontro, Pós-Encontro, Células, Escola de Líderes, fui Líder de Célula, e dou graças a Deus por não ter me aprofundado mais nesse engano, coisa que poucos fazem, pois o processo é tão rápido que você sai frustrado da igreja antes que isso ocorra. Repito: “Psicologia não segura ninguém na igreja, graças a Deus”. “Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas. Bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos que não trouxeram proveito nenhum aos que com eles se preocuparam.” (Hb 13:9) 
 
Veja, tudo isso que citei, fiz em 2 anos. Não suportei, como a maioria, e logo percebi que essa visão está longe, muito longe das verdades bíblicas, fora que os bastidores são horríveis, as almas são tratadas como números e o que importa é quantidade e não qualidade. Por isso digo que é um sistema falido, gerando a cada Encontro frutos natimortos. Claro que ao sair tive meu período de revolta, questionamentos sobre Deus, vãs filosofias etc, mas para mim foi ótimo quando fui liberto dessa visão enganadora, pois tive mais tempo para família, amigos, estudos, leitura e, principalmente, passei a ter uma maior intimidade com a Palavra de Deus e, por conseqüência, com o próprio Deus e a consciência de que sua grandeza em minha vida transcende qualquer riqueza que me possam oferecer neste mundo, e seu reino deve ser divulgado com amor e verdade. Compreendi a verdade desse versículo: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2Co 5:17)
 
Você que ainda é G12, não sabe como é bom acordar e saber que alguém deu a vida por você, derramou seu sangue inocente para te dar salvação, acesso direto ao Pai, cura, libertação. Como é bom acordar e pensar em Deus e não: “o que o diabo está armando para mim hoje?” Nada disso, estou falando de vida e vida em abundância no mais puro sentido dessa expressão. 

Peço que não ignore o que leu aqui (se preciso, leia novamente o texto), pois “Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho” (Pv. 19:2), e se mesmo com tudo que foi dito você ainda não se convenceu, isso é normal, comigo foi assim também, no começo é difícil. Aconselho a analisar as práticas da igreja a qual freqüenta e confrontá-las com a palavra de Deus, "Examinai tudo..." (1Ts. 5:21), simplesmente “para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro.” (Ef. 4:14) 
 
Caso você discorde da palavra de Deus e prefira as práticas da sua igreja, o que posso fazer é orar por você, mas se perceber algo em desconformidade com a luz da Bíblia aconselho a procurar uma igreja que tenha a visão tão somente no Deus de ontem, hoje e sempre e dê prioridade à verdade da Bíblia Sagrada. Fuja das doutrinas dos homens. “Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade... Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.” (1Tm 6:3-11) 
 
Permaneçamos somente nEle. Forte abraço.
 
Wander Ribeiro

  
Referências Bibiográficas: 
A Bíblia Sagrada, Edição Contemporânea, João Ferreira de Almeida; 
Adoração Extravagante?, Pr. Ciro Zibordi, Blog do Ciro;
Bíblia Web, www.bíbliaweb.com.br;
G12: O fruto do engano no Corpo de Cristo, Márcio Argachof, Revisores Teológicos: Pr. Alexandros D. Meimaridis e Pr. Magno Paganelli, Jesus Site;
O Diabo Agradece a Preferência, Pr. Ciro Zibordi, Blog do Ciro;
Ponto Final sobre a Verdade do G12/M12 e Similares, Bereianos – Apologética Cristã;
Pregadores, Televangelistas e Cantores mais Populares que Jesus Cristo, Pr. Ciro Zibordi, Blog do Ciro;
Preparem o Azorrague, Mariel Marra, Ponto Crítico;

 Parte 01   Parte 02   Parte 03

26 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Olá !
    Querido... entendo que esteje chateado ou até mesmo decepcionado.Mas, isso não deve servir de base para criar outra doutrina : " Ataque ao g12 ", entende ? Se DEUS te dar outra direção... Amém !!! Mas, não pode apagar o que ja foi feito em muitas familias ( Reconciliação, libertação, cura interior e etc...). Lembra quando ods discípulos enciumados falo para JESUS que havia outros pregando a mesma fé ? Pois bem, o próprio cristo não se opôs...pelo contrário... Viva a fé...ame a obra e deixe que DEUS seje juiz !
    Graça e paz !

    ResponderExcluir
  2. Wander Ribeiro disse...

    Pr. Nilton,

    Estou feliz agora, graças ao Senhor Jesus. De maneira alguma estou chateado, talvez estive sim decepcionado com doutrinas humanas, porém se algo me decepciona atualmente é a covardia de pessoas que, para se sobreporem a outras, fazem uso de trechos isolados da Palavra de Deus. É triste ver que qualquer doutrina que prometa uma melhora na qualidade de vida das pessoas é bem vinda nos dias atuais, seja ela bíblica ou não, justamente por causa da vaidade humana (Ec 1:2, Ec 2:17, Ec 12:8) e pela falta de conhecimento bíblico do povo (Os 4:6) que se torna presa fácil em nosso meio capitalista.

    Não tenho pretensões de criar uma doutrina Anti-G12, simplesmente fiz uso da Palavra de Deus pra discernir o que provém ou não dEle e admoestar dentro da sã-doutrina, bem como Ele nos ensina (1Ts 5:21, Tt 1:9, Atos 17:11, João 7:24).

    O senhor abrange em seu comentário, com perfeição, quais são os “supostos” propósitos do G12 quando diz: “Reconciliação, libertação, cura interior”. Visto que isto é mais um suspiro de uma igreja sem rumo, caminhando cada vez mais ao lado da psicologia e pregando a necessidade de um Encontro para que tais fatos ocorram na vida das pessoas. E isto é fato! Todas essas práticas minimizam a abrangência do sacrifício de Cristo na cruz. E o crente passa a buscar constantemente coisas que já nos foram dadas gratuitamente pelo Senhor. Não existe foco na salvação. Por isso vejo (e você vê também, com certeza) a cada dia mais e mais pessoas decepcionadas com estes ensinamentos humanos tão distantes da Palavra. Não se esqueça:

    "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Mc. 16:16);

    “Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Pois os gentios procuram todas estas coisas. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:31-33)

    Portanto, o Evangelho é simples. E essa busca obsessiva por libertação, cura interior, entre outras é o oposto do Evangelho de Cristo. Sendo que tudo isso nos foi dado pelo amor de Deus e basta que nós aceitemos e sejamos batizados.

    Quando os discípulos proibiram um homem que expulsava demônios no nome dEle, por que este não os seguia (Mt 9:38) e não porque ficaram “enciumados”, Jesus disse: “Não lhe proibais...” (Mt 9:39). 1º - O homem expulsava demônios no nome de Jesus, qual foi a heresia por ele praticada?; 2º - Logo após isto Jesus diz: “pois quem não é contra nós, é por nós” (Mt 9:40), e isto não quer dizer que qualquer que usar o nome de Jesus para finalidades diversas é por Ele. Veja os artistas famosos, o quanto citam o nome de Deus em vão. Concluímos assim que não podemos aceitar qualquer doutrina apenas por ela utilizar o nome de Cristo, e até mesmo algumas passagens bíblicas fora de contexto, para disseminar heresias. Lembrando que:

    “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt 7:21-23)

    Cristo NÃO deixa brechas para que sua Palavra seja utilizada em vão.

    Com certeza Deus é o juiz, Ele julgará a todos nós (Ap 20:11-15). Porém, o julgamento a que me refiro, que aprendemos na Bíblia (que por sinal é bem simples), é para que nós possamos discernir o que provém ou não do Senhor. “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” (João 7:24) Devemos julgar se o que estamos praticando, pregando e cultuando está segundo a reta justiça, que é aquela conforme o Evangelho de Cristo.

    Agora fico triste por ver as pessoas tão apegadas a doutrinas humanas ao ponto de ignorarem uma Palavra tão simples e de fácil compreensão.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo disse...

    Irmãos o g12,é uma vergonha para a igreja e seus adeptos, lamento muitos lideres estarem se enganando com esta visão ,Visão não!!Cegueira espiritual!!Parece que os pastores estão lendo a bíblia de cabeça pra baixo!!Irmãos não sjam ignorantes leiam a bíblia!!Vamos sair deste absurdo!!

    ResponderExcluir
  4. Codinome: JOAO

    Tenho lido alguns de seus questionamentos, principalmente as suas respostas as indagações dos outros internautas.
    Pude observar que você escreve muito bem, cheio de versículos bíblicos para embasar o que vc esta escrevendo, contudo você deixa bem claro um magoa muito grande diante de suas decepções tanto com os G12 quanto com as pessoas que fazem parte ou ministram, ou são lideres. Concordo com a maioria das coisas que você escreveu só não me deixo levar tanto pelos seus argumentos quanto por aquilo que foi passado no encontro ou por líderes, a bíblia nos diz: “tudo que é bom, tudo que é de boa fama .... se há alguma virtude nisso, nisso pensai”, temo pelo seus questionamento interiores, isto pode lhe “corroer os ossos”, pq você não canaliza tanta sabedoria para ajudar o próximo ao invés de destilar tanto ódio. A bíblia Tb nos afirma que devemos “ler tudo, observar tudo, mas reter o que bom”, só que vc tem retido o que é ruim, eu não sou perfeito, assim como vc também não, nem os pastores, padres pai de “santo” são, procure ver o lado bom destas pessoas e do encontro, que tem ajudado muitas pessoas, copie o que é bom deles, também não pense nos pastores que tem vendido “cobertura” e nem nos pastores que visam lucros, pense que lá, na igreja, existem pessoas de boa fé e que precisa de você, e lá sim vc pode ser mais útil do que se esconder atrás de uma internet “cuspindo fogo” de tanta raiva.
    O mundo hoje só tem divulgado na mídia e nas igrejas a prosperidade, só que a bíblia faz distinção entre prosperidade e riqueza, prosperidade é felicidade e riqueza e ter dinheiro, ajude os outros a encontrarem a verdadeira prosperidade.
    Existe uma síndrome chamada “síndrome de Adão” nada mais é do que colocar a culpa nos outros por, tudo o que você passou, passa ou tem preconceito, muitas pessoas querem buscar a DEUS e vc também deveria buscar e não colocar a culpa em alguém ou algum modelo, e Tb não adiantam vc dizer que busca, se isto fosse verdade, você estaria distribuindo amor. E porque você não vai à igreja, eu lhe respondo baseado em minha experiência pessoal. Eu já passei por isso que está passando, questionava DEUS e a todos e por isso não ia mais a igreja, então certa vez conversando com DEUS, Ele me respondeu: “ você arruma mil desculpa para não estar comigo e nem uma para estar comigo”, meu amigo e irmão faça como eu, arrume somente uma desculpa para estar com DEUS, sua vida vai mudar, seu coração vai ser quebrantado, suas atitudes será somente amar ao próximo e dizer coisas agradáveis a você mesmo e ao seu próximo.
    Jesus certa vez disse: “eu venci o mundo”, ele não falou do mundo exterior, mas do mundo interior, aonde saem todas as nossas mazelas, frustrações, decepções, alegrias e tristezas, por isso, mude seus pensamentos e mudará suas atitudes e acontecimentos.
    A bíblia também nos afirma:” a mente destes era tão fraca que se deixaram conduzir”, e é o que eu acho de você, talvez todos os questionamentos feitos por vc veio de um colega, namorada e outros, se foi, refaça seus conceitos, não se martirize por coisas tão pouca, sua vida com DEUS vale muito mais do que seus questionamentos/raiva.
    Procure DEUS e não aos homens;
    Veja DEUS e não aos homens;
    Ame DEUS e ame os homens;
    Busque DEUS e retenha as suas palavras.
    OS. Não me responda sem antes parar para pensar em tudo que lhe escrevi, não sei escrever tão bem quanto vc, mas tentei.

    ResponderExcluir
  5. Amado João(codinome),

    Primeiramente, graça e paz meu irmão.

    Quanta ira João! Quanta ira!

    Gostaria de dizer ao irmão que "tudo" o que você disse em seu comentário já foi discutido aqui no blog. Acesse os comentários da Parte 2 do texto e verá. Mas uma coisa é certa, o velho argumento de que escrevi isso com ódio, raiva, ou de que guardo mágoas já não cóla há muito tempo. Quem me conhece sabe. O blog também deixa claro no que creio. Enquanto ao amor. Busco a cada dia que isso norteie minha caminhada, não tenha dúvidas. O texto do G12 não é nem 1% das experiências que já tive com Deus. E foram várias, graças! Então amado, vamos discutir sobre o G12 e não sobre minha vida.

    Eu sei que você escreve baseado na sua opinião. E respeito isso. Porém o objetivo desse texto é analisar "biblicamente" as práticas do G12. Como te disse no comentário da Parte 2 do texto: Pesquise sobre apologética cristã.

    Irmão, entre a Bíblia, minha opinião, sua opinião e esse vento de doutrina, eu prefiro permanecer com a Bíblia que é a voz do próprio Deus.

    Em Cristo,

    Wander Ribeiro.

    ResponderExcluir
  6. João, coincidentemente (ou não), assim que concluí e postei essa breve resposta ao seu comentário, acessei o blog "Bereianos", um blog de apologética cristã. E o texto que acabara de ser postado é exatamente sobre esses novos líderes, suas de novas doutrinas e sua bondade "aparente".

    Acesse: http://bereianos.blogspot.com/2010/11/apostasia-dissimulada.html

    Graça e paz!

    Wander Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. de Joao
    Wander,
    Paz de nosso Senhor Jesus Cristo
    Quando se discute sobre a bíblia, discutisse Tb sobre nossa vida não temos como fugir disso, pois, nossa vida deve ser baseada na palavra e a palavra dever ser nossa vida. Talvez eu não tenha tanto conhecimento da bíblia qto vc, confesso não sei onde estão determinados versículos (como dizem o endereço), mas, o que lhe escrevi esta baseada na bíblia, algumas são opiniões próprias sim, mas são baseadas em experiências pessoais. Qto ao texto de John F. MacArthur Jr. concordo que existam lideres falsos, só que em todo lugar existira, quando a igreja foi fundada e que os homens tomaram conta, eles criaram doutrinas, que eram de acordo com a conveniência própria e com isso existe muita heresia nas igrejas de hoje. As igrejas falam muito de amor, só que, praticamente nem um cristão prática o verdadeiro amor, gostamos de muitas falácias e pouca ação em relação ao amor e ganhar o próximo (com toda honra ao E. Santo). Uma pergunta pessoal: Você freqüenta alguma igreja? Nós estamos fazendo alguma coisa para ganhar nosso semelhante para Cristo? Disso que estou falando, G12 é simplesmente um detalhe, o próprio Jesus disse que se calássemos as pedras clamariam, Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Marcos 9:39. O G12 estão tenetando fazer a parte deles (de uma forma heretica, como assim vc diz), e volta a perguntar e NÓS?

    Quanto a frase: Quanta ira João! Quanta ira!

    posso lhe dizer que a muito tempo não sei o que é isso, e espero nunca mais sentir. ok!

    ResponderExcluir
  8. João,

    Graça e paz,

    Irei responder apenas o que ainda não consta nas resposta dos comentários e/ou no próprio texto, ok?

    Apenas relembrando um ponto importante. Eu não ganho ninguém para Cristo. O que posso fazer é semear a Palavra e viver essa verdade no meu dia a dia. Mas isso já foi esclarecido detalhadamente também. Apenas achei importante relembrar.

    A única coisa que, talvez, ainda não tenha sido debatida, porém é de uma imensa simplicidade é a citação que você fez de Marcos 9:39.

    O que acontece ali é que um homem expulsava demônios em nome de Cristo. Porém não os seguia (Cristo e os apóstolos). Seguir é utilizado em seu sentido original. Ele não seguia a Cristo e os apóstolos, fisicamente. Não quer dizer que ele não fazia a vontade do Pai e não "seguia" a Cristo em verdade. Não quer dizer que ele fazia como bem entendia. Longe disso.

    Existe uma grande diferença aí!

    O que ocorre aí é o que também podemos ver em Marcos 5:1-20. Após curar um endemoninhado, Jesus simplesmente não permite que o homem, que pede para segui-lo, o siga. Ele diz:

    "... Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti." (Marcos 5:19)

    Ele proibiu o homem de seguí-lo fisicamente, apenas. Porém, nada além disso. Não disse para que voltasse para sua casa e criasse um novo evangelho, uma nova doutrina. Disse para que anunciasse o que Deus havia lhe feito, nada além daquilo.

    Em momento algum na Bíblia, Cristo nos dá essa liberdade para criarmos novidades. Além disso Ele nos alerta quanto a sinais e prodígios feitos pelos falsos profetas:

    "pois se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos." (Mc 13:22)

    "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que estás nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!" (Mt 7:21-23)

    Ou seja, primeiramente provar se os espíritos provém realmente de Deus (1Jo 4:1), não crer em quaisquer sinais ou prodígios (Mc 13:22). Pois até Satanás se faz de anjo de luz (2Co 11:14). E ser como um Beréiano (At 17:11), analisando na Bíblia sempre. E que nem uma vírgula seja alterada na Palavra (Gál 1:8).

    Espero ter esclarecido esse ponto. Cuidado com os versículos fora de seu contexto. Como dizem: "Texto sem contexto é pretexto."

    Em Cristo,

    Wander Ribeiro.

    ResponderExcluir
  9. Como eles temem A VERDADE! Imagina viver cada verdade dos evangelhos exatamente como esta escrita.
    Um exemplo, fazer o que está escrito em Romanos 12:14
    Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.

    E amar, será quem alguém consegue exercer o verbo AMAR em toda sua atitude, como está escrito:
    Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus 5:44

    E cumprindo o mandamento que JESUS nos deixou:
    O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:12

    É este mandamento que mais percebo inexistente no G12, tenho o exemplo dele dentro de casa; um filho ex líder de célula, que foi afastado, mas não foi tratado, mais uma alma detonada, que eu vejo sofrer diariamente; e eu não posso fazer nada.

    ResponderExcluir
  10. conheço muito bem essa ceita satanica g12, são demonios terão suas recompensas...

    ResponderExcluir
  11. De joão p/anonimo.

    Eu fico observando e lendo o q/ vcs escrevem. Jesus pregou a união, vcs estão pregando a contenda. Ele disse: "o que comigo não ajunta espalha", éo que vcs estão fazendo spalhando contendas, devemos falar Dele com amor, esquecer o que eles (G12) estão falando ou fazendo, faça a sua parte. Existe uma oração de Jesus que ainda não foi respondida:"Pai que sejamos um como Eu e Tu somos". Estamos sendo um, estamos contribuindo para essa união,estamos contribuindo para que seja concretizado este sonho de JESUS? União dos irmãos, independente da igreja que pertence. Isso me doi muito a cada dia estamos ficando distante deste sonho......

    ResponderExcluir
  12. A graça e paz irmão!
    Muito bom este relato, por que é exatamente isso que acontece. Se os irmãos não crêem eu sou prova viva também, de alguém que é líder de célula, e que outros querem colocar um sentimento de culpa, "por que não gero MULTIDÕES DE DÍSCIPULOS MEUS" dentro do G12, mas e a minha vida? Não vale de nada outros que se convertem e vão para outra igreja. Tem que ir para minha célula. Cheguei ouvir do meu pastor que Escola Bíblica Dominical é falida e o que vale mesmo é treinar líderes dentro das Escolas de Líderes.
    Estou cansado de ouvir que porque não estou satisfeito com alguma coisa, ou por que acontece o que não estou esperando é por que o diabo está agindo e está avançando na batalha. De onde veio isso?!?!?!. Estou cansado de determinar para Deus o que fazer, se eu sou tão limitado. Deus sabe o que faz, até se Ele quiser que eu morra, estarei feliz por que é a vontade é D'Ele. Deus tem misericórdia de mim, por que estou nesta fase, de conhecer a Verdade e ela está me libertando. Ainda não rompi com a igreja que estou, mas está ficando insustentável, já que na maioria das coisas não estou em concordância. Por alguns já estou em "rebelião" por que o PROFETA MAIOR falou e é de Deus e não posso questionar. Achei que só a Palavra de Deus era inquestionável... Mas, enfim tudo no tempo e vontade de Deus...

    ResponderExcluir
  13. EM 2001 MINHA IGREJA ENTROU NO G12, EU E MINHA FAMÍLIA NOS AFASTAMOS LOGO QUE PERCEBEMOS A ESTRANHESA DA DOUTRINA QUE ESTÁ MUITO LONGE DO EVANGELHO DE CRISTO. TENHO AMIGOS QUE PERMANECERAM NA IGREJA E ALGUNS ENLOUQUECERAM, PERDERAM A AUTO-ESTIMA E DESEQULIBRARAM A PERSONALIDADE, ALGUNS DELES PASSARAM A SOFRER DE DEPRESSÃO E HOJE SE TRATAM COM REMÉDIOS DE TARJA PRETA. MINHA FAMÍLIA E EU SOFREMOS BASTANTE COM A SEPARAÇÃO DOS NOSSOS IRMÃOS, MAS GRAÇAS A DEUS, SAÍMOS. PERMANECEMOS NA FÉ E SOMOS MUITO FELIZES COM JESUS E COM SEU EVANGELHO PURO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS POR SUA SABIA DECISÃO, COM CERTEZA DIRIGIDA PELO SANTO ESPIRITO DE DEUS CONTINUE ASSIM NÃO DEIXE SER LEVADO POR VENTO DE DOU, DOUTRINA DO HOMEM QUE DEUS POSSA CONTINUAR LHE ABENÇOADO TU E TODA SUA FAMÍLIA FIQUE NA PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

      Excluir
  14. Infelizmente ainda frequento uma igreja com essa visão G12, por causa da minha esposa que não sai daquela igreja,mais eu particularmente não faço " a obra como eles falem que tenho que fazer" fiz a escola de lideres, e estou nessa igreja ha quase 3 anos já. nunca abri uma célula,e nunca entrei em um ministério, pois não me sinto a vontade e nem por isso Deus me odeia, pelo contrario ele me AMA e enviou seu único filho para morrer por nós na cruz.. Toda célula que eles fazem, é baseada em um livro do César.. Chego quase a dizer o imperador não de Roma mais do G12 = Grupo dos 12 ou ,melhor Governo dos 12.E ai de você faltar na célula, e ai de você não ir para a igreja todos os dias, VOCÊ É PREGUIÇOSO, VOCÊ ESTA FRIO, meu irmão, tenho outras coisas pra fazer, MAIS NAO DEVEMOS NOS APEGAR A ESSE MUNDO... sim meu irmao, mais nem por isso vou virar escravo de uma falsa doutrina chamada G12. Uma vez meu "líder" pregou o seguinte.. QUERIDOS QUEM É SEU ALVO, dai pensei.. JESUS CRISTO,é claro.. ele simplesmente colocou a imagem do G12 disse aqui esta o meu alvo, ou seja, o alvo dele é G12 e não a palavra de Deus.. e é uma cobrança para abrir uma célula, olha VOCÊ TEM QUER TER 12.. SENÃO VOCÊ NÃO FAZ A OBRA DE DEUS.. pelo amor de Deus.. que Deus tenha misericórdia desses pensamentos.


    Que a paz do Senhor esteja com todos vocês...


    Foi apenas um desabafo.. rsrsrs...


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  15. Q DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO CADA VEZ MAS E SÓ QUEM ESTEVE DENTRO PARA FALAR COM TANTA VERACIDADE ISSO AE A VERDADE É PARA SER DITA...

    ResponderExcluir
  16. Jamais critique ou espalhe palavras sobre assuntos que tratam da igreja, pois ela só pode ser julgada pelo Senhor Jesus que pagou o preço por ela. Assim tomem cuidado com seus comentários ao que diz respeito a igreja de Cristo

    ResponderExcluir
  17. AMADOS TENHO 10 (dez ano no evangelho) nunca vi tamanha aberração comO este tal de G - 12, , em uma passagem bíblica o Senhor pergunta, a Pedro, pedro tu mi amas, pedro tu mi amas, e pedro responde amo SENHOR O SENHOR SABES QUE TI AMO, ENTÃO APASCENTA MINHAS OVELHAS, em momento nenhum lemos na bíblia o SENHOR NOS ORIENTANDO A CRIAR GRUPOS DE 12 PESSOAS PARA FALAR DE SUA SANTA PALAVRA, CHEGANDO AO CUMULO DE FECHAR OS TEMPLOS CRIADO PARA QUE POSSAMOS ADORA-LO REFLITA POVO VERDADEIRO DE Deus isto só pode ser uma DEMONÍACA DESTE FANÁTICOS PREGANDO MENTIRA EM FORMA DE VERDADE.

    ResponderExcluir
  18. "Não julgueis, para que não sejas julgados." Como é fácil buscar na Bíblia argumentos para difamar um movimento ou religião que prega a palavra de Deus. O mundo não só esta cheio de falsos profetas mais também de muitos juízes, que muitas vezes julgam algo que não não tem entendimento para aceitar. Como vc Wander Ribeiro eu já vi varios, que ao sairem de outras igrejas fizeram a mesma coisa, saiam difamando e até inventos rituais e outras formas de pregações as quais nem vivenciaram nas igrejas a que pertenciam. "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."(Marcos 16:15)
    Act.5.42- E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo.
    Deuteronómio 1.13 Tomai-vos homens sábios, entendidos e experimentados, segundo as vossas tribos, e eu os porei como cabeças sobre vós.
    1.17 Não fareis acepção de pessoas em juízo; de um mesmo modo ouvireis o pequeno e o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; e a causa que vos for difícil demais, a trareis a mim, e eu a ouvirei.
    Salmo 147.3 sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas;
    Jeremis 17.14 Cura-me, ó Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo; pois tu és o meu louvor.
    Mat.12.28- Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demónios, logo é chegado a vós o reino de Deus.
    Vejamos o que nos diz João 9:1/3 E, passando Jesus, viu um homem, cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
    Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim, para que se manifestem nela as obras de Deus.
    Confirmo que tal doutrina da “maldição hereditária” tem base bíblica, mas só no Velho Testamento. O termo “maldição hereditária” é que foi inventado, mas a teologia é livre para inventar os termos que entender. Isso não me preocupa.
    20.5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    Não importa se são 12 o 30, ide e pregai é o que disse Jesus.

    ResponderExcluir
  19. A Paz do Senhor CMF Sistemas,

    "Como é fácil buscar na Bíblia argumentos para difamar um movimento ou religião que prega a palavra de Deus?"

    Nâo irmão, não é facil não, pois se está edificado na rocha da Verdade, nunca será encontrado nada, assim como em Cristo não foi encontrada acusação alguma.

    Contra homens sim, podemos encontrar argumentos, bem como quando você afirma que eu difamo, sou juiz e não tenho entendimento. Homens são falhos, pecadores. Porém, contra a Palavra inexistem argumentos. E por serem imbatíveis as passagens bíblicas (não contra o G12, mas em defesa do Evangelho) citadas, é mais fácil escrever contra o mero mortal e pecador que assina esses textos, do que ir contra os argumentos firmados pura e simplesmente Palavra. Com relação a isso, já estou acostumado. Quando agimos sem refletir, tendemos a atacar pessoas ao invés de debater temas à luz das Escrituras.

    Quando digo que é um vento de doutrina, não digo com irresponsabilidade, mas baseado no que nos diz o Senhor através da sua Palavra. Não só digo, mas cito passagens dentro dos seus contextos para confirmar. Infelizmente, tudo o que recebo são acusações humanas, sem Palavra, sem firmeza na rocha, nada mais do que demonstrações de raiva, de sentimentos de defender cegamente (sem a luz da Bíblia) aquilo que acredita. Mas prossigo em Cristo.

    Os versículos que você citou, em nada defendem o G12, mas sim o Evangelho de Cristo. Amém. Nâo há como, existe um só caminho, uma só porta, uma só Palavra e nenhuma vírgula lhe será acrescentada. Nem que venha por um anjo do céu trazendo esse novo Evangelho, ou novo modelo.

    Irmão, se puder, faça uma pesquisa sobre Apologética Cristã, procure ler o Novo Testamento, leia, nos comentários do blog (parte 1, 2 e 3 do texto) o que já foi aqui discutido e verá que várias dúvidas foram tiradas e muito foi debatido, leia também os demais textos do blog, inclusive o último "Igreja, cuida de teus jovens". Sempre, claro, com a Bíblia em mãos para confirmar se o que aqui é escrito é baseado na Palavra de Deus.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  20. A paz seja com todos!...
    Vejo como vcs falam do g12,uns dizem coisas boas outros feridos por quem admiravam,coisas ruins,vou contar a vcs oque se passou comigo...
    eu era bem adolescente qd meus pais se separaram de uma maneira muito traumatica pra mim porque eramos evangelicos,nasci num berço evangelico o interesante é que quando meus pais começaram a ter problemas os irmãos da igreja os deixaram de lado criticando-os porque estavam em pecado,abandonaram foi isso oque aconteceu!
    eram santos e meus pais pecadores!aconteceu o pior!eramos cinco todos nos afastamos e ficamos divididos eu era a mais nova sofri mais,pois isso era tudo oque jamais pensara.me revoltei com os "crentes "porque em vez de fazerem oque pregavam fizeram totalmente o contario nem uma visita fizeram!
    me afastei erei muito todos nós eramos,fiquei sem falar com meu pai por tres anos com raiva,odio senti desprezo pela vida,mas Deus misericordioso de uma forma surpreendente me levou ao ceara,pra morar com meu tio que é pastor,pastor de uma igreja que vive o g12,g12 é uma forma de vida não um trabalho,se aprende a viver todos os momentos na presença de Deus foi lá que encontrei DEUS e me perdoei e perdoei minha familia, meu pai,descobri os planos de DEUS na minha vida experimentei e ainda experimento sua obra obra redentora todos os dias.
    sei que muitos possam ter passado por momentos dificeis dentro do g12 mas não culpe o pastor cesar por isso,nem o g12,não saiam falando contra um homem de Deus porque se conhecem tanto a biblia como mostram sabem as consequencias disso e sejam sinceros consigo mesmo!existem pastores que não souberam aplicar a visão em suas igrejas,não entenderam que liderança não é controle,é compromisso com Deus, responsabilidade,amor por vidas,a visão é completa se vivida de forma correta,ela é simples,clara,e objetiva:VIDAS TRANSFORMADAS PELO AMOR DE DEUS,mas a pessoas que,por não saberem ensinar não permanecem nela,mas como vcs ja disseram a culpa não é de DEUS e nem do pastor Cesar,nem do g12,o ser humano costuma atribuir seus fracasos a alguém ou a alguma coisa e se voltam contra aquilo que fracasaram,então procurem conhecer mais a Deus pois so Ele vai abrir seus olhos,e se querem tanto servir a Deus como dizem obedeçam o maior mandamento biblico que é o AMOR quem ama perdoa,ajuda,se doa,quer ajudar alguem nao coloquem comentarios contra ninguem seja quem for,se na sua opinião o g12 não vem de Deus então Ele é quem vai cobrar isso ou julgar o poder de julgar alguém não nos foi dado,esta nas mãos e SOMENTE nas mãos de Deus se forem cristãos verdadeiros e quiserem servir á Deus verdadeiramente façam de a cordo com a sua palavra que é a biblia,vou terminar por aqui pois me parece que vcs conhecem a biblia só não estam pondo em pratica oque sabem fiquem na paz de Deus e peçam ao maravilhoso Espirito Santo de Deus para falar com vcs antes de qualquer coisa que vcs forem fazer.

    ResponderExcluir
  21. A PAZ SEJA COM TODOS...
    estou observando suas postagens, e vejo que uns defendem outros por feridas não curadas atacam,mas...me senti impulsionada a postar pra vcs um conselho,como cristãos como me parece sei que vão aproveitar.
    vou contar pra vcs minha experiencia,meus pais se separaram quando eu era adolescente foi uma coisa bem traumatica pra mim pois eramos evangelicos e isso foi uma coisa que nunca passou na minha mente,nasci num berço evangelico e quando meus pais começaram a ter problemas,os menbros da igreja que frequentavamos em vez de ajudar-los oque fizeram foi exatamente o contrario do que pregaravam,me revoltei pois aqueles que deviam ajudar viraram as costas,se achavam santos demais pra ajudarem meus pais naquele tempo tudo era enorme pra mim,mesmo numa igreja cristã,não tinha fé pra crer que tudo era pequeno demais pra deus,então quando tudo piorou nos afastamos vi minha familia se destruir pouco a pouco,e ninguem ajudando.
    mas de uma forma maravilhosa e surpreendente deus me levou para o ceara fui morar com um tio,que é pastor de uma igreja que vive em celulas,celulas g12.fiquei tres anos sem falar com meu pai,senti raiva,desprezo pela vida,não falava com meu irmão errei muito,todos nós erramos mas deus tinha preparado algo muito importante pra mim,foi em uma igreja que vive e faz o g12 acontecer que minha vida foi transformada e aprendi oque é o perdão verdadeiro,sincero,deus me deu uma nova chance conheci um novo modo de vida,porque g12 é um modo de vida não um trabalho de igreja.sei que talvez algumas pessoas possam ter saido feridas do g12,na sua essencia o g12 é sim,claro,verdadeiro,excelente,simples, mas oque acontece é que alguns pastores não souberam aplicar a visao em suas igrejas,não entenderam que liderança não é controle,é compromisso com deus,responsabilidade,transformaçao de vida atraves do amor de deus,mas aculpa não é de deus como ja diseram,nem do pastor cesar,nem do g12,oque acontece,é que o ser humano tem sempre que culpar alguem ou algo por seu fracasso oque nao quer dizer que estão certos nãoé?a visão mudou sim minha vida e pra melhor,se querem mesmo ajudar alguem vivam o maior mandamento que o pai nos deixou O AMOR,não julguem pra não ser julgados lembrem-se deus não nos deu autoridade para julguar ninguem a autoridade esta nas mãos e somente nas mãos de deus,se na sua opinião o g12 não vem de deus então peça ao espirito santo de deus que te mostre a verdade,cada um busque a deus da melhor forma que lhe prouver mas não condene as pessoas pois deus é quem fara da melhor maneira que ele desejar,procurem viver a união e o perdão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Renata vc fala muito no amor de Deus, o qual Jesus veio apregoar na sua simplicidade, mas é justamente isso que falta na visão (pelo menos no M12, que é uma variante do G12). As pessoas se dedicam e quando não servem mais ("são infrutíferas")são amassadas e jogadas no lixo como um copo descartável. Muito triste isso. O patriarca da visão no Brasil ainda diz que quando alguém sai da igreja é Deus que está limpando a igreja. Como pode? O próprio Jesus falou: aquele que vem a mim de forma nenhuma o lançarei fora. Jesus nunca desiste de mim ou de vc. Mas, eu entendo. É que a doutrina da visão está acima dos ensinamentos de Cristo, então se alguém não concorda 100% ou questiona alguma coisa, é visto como ameaça para os seus propósitos e chutado, mesmo que de tanta decepção, venha a se desviar, até porque, pela minha vivência na visão pude perceber que o foco passa a ser o líder, se teme e se obedece mais aos seus ensinamentos do que a própria Palavra de Deus. Ex.: Se alguém sair da visão e for para outro ministério, a liderança coloca na cabeça das pessoas que aquele que saiu é um rebelde, endemonhado ou o próprio diabo (usam Jo 6, 60-71) e as pessoas se intrigam e nem sequer mais cumprimentam, fazendo com que realmente aquela pessoa adoeça espiritualmente. A Paz do Senhor.

      Excluir
  22. Tem bastante gente já enxergando a maluquice e que este g12 é repleto de heresias.. só digo uma coisa! A igreja se desviou da sâ doutrina.. e o G12 é o reflexo disso! Glória a Deus pela sua libertação.

    ResponderExcluir
  23. Luciano Costa

    Parabens pelo seu post amado, eu tambem durante um ano participei destas mentiras distorções e heresias, mas logo quando Deus me abriu os olhos eu sem pensar duas vezes sai fora. Hoje me sinto realizado com Deus feliz.Foi atravez de pessoas como voce que não tiveram medo de botar a boca no trombone que eu consegui enxergar quao enganado eu estive durante o ano que partiçipei desta loucura.

    ResponderExcluir
  24. Luciano Costa

    Parabens pelo seu post amado, eu tambem durante um ano participei destas mentiras distorções e heresias, mas logo quando Deus me abriu os olhos eu sem pensar duas vezes sai fora. Hoje me sinto realizado com Deus feliz.Foi atravez de pessoas como voce que não tiveram medo de botar a boca no trombone que eu consegui enxergar quao enganado eu estive durante o ano que partiçipei desta loucura.

    ResponderExcluir