sexta-feira, 12 de novembro de 2010

As Falácias do Segredo

O texto a seguir foi publicado na antiga versão do blog Estreita Porta em 18 de setembro de 2008. Postamos também os comentários. O blog tinha como tema a análise crítica de práticas, doutrinas, livros e diversos materiais relativos ao crescente e contraditório “mundo gospel”, sempre tendo a Bíblia como principal fonte de pesquisa.

Em vermelho, trechos do livro e em azul, citações bíblicas.

Boa leitura:
 
THE SECRET - O SEGREDO: VOCÊ TEM ACEITADO ISSO EM SUA VIDA?

 
Por Wander Ribeiro

The Secret – O Segredo é um documentário áustralo-estadunidense lançado em 2006 e, sem sombra de dúvidas, um fenômeno de vendas nos últimos tempos. Acompanhado posteriormente por um livro homônimo, O Segredo tem anunciado que o homem pode atrair tudo o que desejar, em todas as áreas de sua vida, para si através de uma suposta “Lei da Atração” que utiliza a força do pensamento positivo. Até aqui você deve estar se perguntando: “Tá, mas o que isso tem haver com o Evangelho?”

Esse é o ponto que mais me intriga. Tenho ouvido muitos “cristãos” citarem O Segredo dentre seus livros prediletos. Para muitos já é livro de cabeceira. Aplicam as técnicas de atrair dinheiro, pessoas, roupas, curas e tudo mais. Realmente o cristianismo está em uma das piores crises de toda a história e tudo se deve ao simples fato de estar cada vez mais afastado da pura e verdadeira palavra de Deus. A Bíblia sim deveria estar sendo lida, divulgada e aplicada nessas pobres vidas vazias.

Exatamente por isso achei interessante observar alguns trechos do livro e defrontá-los com o que diz a Palavra. Eu pretendia elaborar um estudo sobre esse tema, portanto ao abrir o livro e ler o prefácil, percebi que seria uma GRANDE perca de tempo, visto que apenas ali eram encontrados vários pontos anti-bíblicos, diversas heresias e uma grande chuva de mentiras norte-americanizadas.

Antes que me perguntem. Não, eu não li apenas o prefácil, já li o livro e assisti ao documentário e repito: acho uma perca de tempo um estudo mais aprofundado sobre algo que em si mesmo não se aprofunda, sendo totalmente superficial. À primeira vista é algo motivador em nossa sociedade individualista. Mas em aproximadamente 1 hora e 30 minutos de filme, os economicamente desfavorecidos acabam sendo culpados por sua própria pobreza e miséria e os ricos são tidos como os certos, pois eles conhecem "O Segredo". Tinha que ser os EUA! Parece mais um daqueles cultos evangélicos modistas atuais em que o sentido puro da palavra “prosperidade” já está sepultado, escondido, ocultado, ou melhor, já é um verdadeiro Segredo.

Vejamos alguns trechos:
 
1. O SEGREDO: “Dedicado a Você. Que O Segredo lhe traga amor e alegria durante toda a sua existência. É isso que desejo para você e para o mundo.”

Para você que se diz cristão. Continue acreditando nessas balelas industrializadas onde o foco é a sua “existência”. Por acaso se esqueceu do que diz a Bíblia?

“Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem destroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam. Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus. 6:20-21)

A autora deixa claro que o foco do Segredo é durante a sua existência (aqui), não existe propósito posterior a isso. Onde ela está te propondo a ajuntar seus tesouros?

2. O SEGREDO: “Vislumbrei um Grande Segredo — O Segredo da vida.”

Com certeza o que ela vislumbrou não era o caminho da vida que podemos encontrar em Atos e, como podemos ver, o mesmo nunca foi um segredo.

“Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo.” (Atos 2:28)

Portanto, não há segredos para quem decide andar, de fato, com Jesus. Ele nos faz conhecer toda a verdade.

3. O SEGREDO: “Incrédula, perguntei: Por que nem todo mundo sabe disto?” 

A autora afirma que é incrédula. Ela poderia apenas ter escrito: perguntei ou questionei; contudo, prefere afirmar sua incredulidade. Preste atenção nas palavras do Senhor:

“Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.” (João 20:27)

Como você pode depositar sua fé em um livro escrito por alguém que fala sobre “fé absoluta”, porém se diz incrédula?

4. O SEGREDO: “Não tínhamos conseguido um único mestre sequer para filmar, mas conhecíamos O Segredo, e assim, com fé absoluta, embarquei num avião na Austrália com destino aos Estados Unidos, onde morava a maioria dos mestres.”

Olha a fé absoluta aí. Agora confundiu tudo, uma incrédula assumida que possui uma fé absoluta, portanto, nunca enfatiza no que é essa tal fé. Fé por fé, todo mundo acredita em alguma coisa, atualmente muito em si mesmo. Mas espera aí, esse texto é para cristãos. No que tem sido depositada sua “fé absoluta”? Lembrando que esse termo não existe na Bíblia Sagrada. No que devemos ter fé?

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;” (Marcos 11:22)

“Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” (Atos 26:18)

“Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Romanos 3:26)

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gálatas 2:16)

“Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;” (Efésios 4:5)

“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” (Apocalipse 14:12)

5. O SEGREDO: “À medida que o filme impressionava o mundo, muitas histórias de milagres começaram a surgir: as pessoas escreviam sobre cura de dor crônica, depressão e doenças; contavam como voltaram a andar depois de um acidente; até mesmo sobre sua recuperação depois de terem estado à beira da morte. Recebemos milhares de relatos do uso do Segredo para produzir grandes somas de dinheiro e fazer surgir cheques inesperados em meio à correspondência. As pessoas têm usado O Segredo para falarem sobre seus lares perfeitos, cônjuges ou companheiros, carros, empregos e promoções, com muitos relatos de negócios sendo alavancados logo após a utilização do Segredo. E ainda histórias enternecedoras de relacionamentos familiares em crise e que voltaram a ser harmoniosos.”

O Segredo prega uma psicologia individualista onde vale o que você quer, o que deseja e não existe um Deus, o que existe é um “universo” que te dará tudo o que for pedido. Foge (E MUITO) da luz da Palavra que ensina a nos submetermos á vontade de Deus. Jesus é o grande exemplo:

“Indo um pouco diante, prostrou-se sobre o rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mateus 26:39)

Jesus não falou: “Eu quero, porque quero, porque quero!!!”, como é ensinado no documentário. Cuidado irmãos. Quanto aos milagres que “segundo a autora” estão ocorrendo, lembrem-se do que disse Jesus: “quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” (Mateus 12:30) e se esse tal segredo não é por nós, não atua em nome de Jesus, não engrandece o poder de Deus, então acredite, É CONTRA NÓS. 

“E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura.” (Lucas 9:11)

Essa cura sim é maravilhosa.

6. O SEGREDO: “Algumas das histórias mais interessantes que recebemos vieram de crianças que usam O Segredo para atrair o que desejam, incluindo notas altas e amigos.”

Esse eu não vou comentar, vamos à Palavra:

“Jesus porém, disse: Deixai os pequeninos, e não os impeçais a vir a mim, pois dos tais é o reino dos céus.” (Mateus 19:14)

“Mas aquele que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria que pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e se precipitasse na profundeza do mar” (Mateus 18:6)

Deus tenha piedade.

7. O SEGREDO: “O Segredo inspirou médicos a partilhar o conhecimento com seus pacientes; universidades e escolas, com seus alunos; spas, com seus clientes; igrejas de todas as denominações e centros espirituais, com suas congregações.”

Aqui reside o problema. Essa afirmação de que igrejas estão utilizando o Segredo, acaba por incentivar essa geração, que busca a prosperidade financeira e o sobrenatural e foge da luz da Palavra, a engolir cegamente a mentira da Lei da Atração. Realmente essa lei está funcionando para os autores do livro, pois estão atraindo uma fortuna com as vendas, e para o diabo que está atraindo cada vez mais um povo que não sabe orar, não conhece a palavra, não vive em ordem e decência, não jejua, não anuncia a salvação: é lógico que estou falando dos cristãos. Doeu? E se você, mesmo assim, acha que não tem problema se basear em algo tão vazio e sem Deus:

“Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.” (Tiago 3:11-12)

“Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” (Apocalipse 3:16)

Você diz: “Mas teve um fulano na minha rua que foi curado utilizando O Segredo.” A Palavra responde: “Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mateus 24:24)  

Meu amigo, essa é hora de ficar firme com Cristo. Deixe de lado esse papo de Segredo, comece já a ler a Bíblia e deixe-se guiar pelo Espírito Santo.

8. O SEGREDO: “recebemos milhares e milhares de cartas de pessoas do mundo inteiro, de todas as idades, raças e nacionalidades, expressando gratidão pela alegria do Segredo.”

Não sei como tem gente que se deixa levar por um papo furado desses. Nossa alegria deve ser apenas nEle.

“Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.” (Salmos 43:4)

9. O SEGREDO: “À medida que percorrer estas páginas e aprender O Segredo, você passará (...) a saber a verdadeira grandeza que está à sua espera na vida (...) Não existe uma única coisa que você não possa fazer com esse conhecimento. Não importa quem você é ou onde está, O Segredo pode lhe dar o que você quiser.”

Isso me lembra uma passagem:

“Levou-o novamente o diabo a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” (Mateus 4:8-9)

Coincidência? O método utilizado ainda é o mesmo. Eu não acredito em coincidências.

10. O SEGREDO: “Este livro contém as palavras dos mestres do Segredo, bem como histórias milagrosas do Segredo em ação.”

Mestre. Assim era como Jesus era chamado por seus seguidores. E foi ele mesmo quem alertou aos escribas e fariseus dizendo: 

“Nem sereis chamados mestres, pois um só é o vosso Mestre, o Cristo.” (Mateus 23:10)

E de novo a história dos milagres. Aliás, essa palavra está na moda ultimamente. Cuidado!

11. O SEGREDO: “Agradecimentos: Ao diretor geral do Segredo, Bob Rainone, que nos caiu do céu.”

Bem, nesse caso por se tratar de uma obra não-cristã, não posso afirmar que a autora tenha escrito seu elogio consciente do seu enorme erro, pois muitos utilizam o termo “cair do céu” quando querem elogiar alguém. Biblicamente, veja quem caiu do céu:

“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte. Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altíssimo. Mas serás levado à cova, ao mais profundo abismo.” (Isaías 14:12-15)

“Disse-lhes Jesus: Eu vi Satanás, como raio, cair do céu.” (Lucas 10:18)

Outra vez pergunto: Será uma coincidência logo o “diretor geral” do Segredo ter caído do céu? Esse elogio não poderia ficar com outra pessoa da equipe? Só uma coisa: retire o nome do diretor geral Bob Raione (que inclusive já está entre vírgulas) e leia novamente a frase. Se não for uma infeliz coincidência, então quem é o diretor geral dessa enganação?

12. O SEGREDO: “Aos grandes avatares e mestres do passado, cujos escritos acenderam um fogo ardente de desejo dentro de mim. Tenho caminhado à sombra de sua grandeza, e os reverencio.”

Devemos andar à sombra de Deus, somente:

“Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,” (Salmos 17:8)

“Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.” (Salmos 36:7)

CONCLUSÃO: Se você se auto denomina cristão e tem aplicado O Segredo em sua vida, saiba que as coisas de Deus não têm segredo, elas são verdadeiras, puras, limpas e maravilhosas. Deixe-se guiar apenas pela luz da Bíblia, que é a própria palavra do Deus Vivo. E se você ainda freqüenta a igreja religiosamente, buscando bênçãos e mais bênçãos, pedindo, chorando e ainda não acordou para a realidade do Evangelho, passe a buscar a maior de todas as bênçãos, essa que Segredo nenhum pode te dar, busque a salvação em Cristo.

“Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Pois os gentios procuram todas estas coisas. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:31-33)

RÁPIDAS SOBRE O SEGREDO:

O SEGREDO: “O Segredo tem sido usado para atrair todos os tipos de coisas — de um estado de espírito específico a 10 milhões de dólares.”

Dez milhões de dólares? Onde? Quando? Das pessoas que eu conheço que estão seguindo O Segredo, nenhum é milionário ainda e se algum mandar uma carta para a autora do livro ela responderá: “Você ainda está duvidando, a culpa é sua, tenha fé absoluta.”

O SEGREDO: “Minha intenção ao criar The Secret — O Segredo era — e ainda é — levar alegria a bilhões de pessoas ao redor do mundo.”

Que lindo. Se ela receber 1 dólar pela venda de cada livro, já será bilionária. Com certeza será uma grande alegria para o mundo! Bobinha ela, não?

Forte abraço.

9 comentários:

  1. * Juber Donizete Gonçalves disse...

    Prezado,

    Gostei do seu blog e desta postagem. Segundo Jesus, o Segredo das Coisas não está no pensar positivo e se tornar um magneto de convergência universal de todos os bens do mundo.
    Se Jesus tivesse ficado em estado de pensamento nada teria mudado!
    Ele nunca pensou a vontade do Pai. Ele a comia. Ele queria realizá-la. Por isso Ele não disse “Eu sou o Estado Mental, o Pensamento e o Sucesso”; mas sim: “Sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”.
    Para Jesus há o Segredo. E o Segredo é “querer fazer a vontade do Pai”.

    ResponderExcluir
  2. Pr. Newton disse...

    Encontramos em II Corintios 3:2, o que não é segredo:

    Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.

    Não existe segredo, para o cristão, que deve estar sempre, se possível, contando o que Deus possue de melhor para o homem. A salvação, através do seu Unigênito Filho Jesus Cristo.

    Não precisamos de segredo, pelo contrário, o nosso Deus, nos orienta a falar como está escrito em II Timóteo 4:2:

    Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

    Não há segredo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  3. Andréa Wanessa disse...

    A Paz do Senhor!
    Comprei o livro '' O Segredo''por curiosidade. Eu queria saber como as pessoas conseguiam dinheiro, fama, poder, entre outras coisas, apenas sabendo este segredo! comecei a ler o livro, porém algo surgiu na minha mente! O que Pastores ( que eu acredito que tem um conhecimento maior da palavra) acham disto? Coloquei na pesquisa do google, e aqui estou! Li o que você publicou, e digo com toda sinceridade, você abriu os meus olhos. Quando a gente Lê o livro, antes que algo realmente aconteça, nos sentimos com muito poder, e isto não é bom, pois só quem tem o poder é Deus! Espero que mais pessoas tenham acessoa este arquivo. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse...

    Obrigada por esse texto me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  5. É um livro como outro qualquer, no meio dos milhares de auto-ajuda que tem sido lançado ao longo dos anos, durado somente seus 15 minutos de fama, até surgir um outro em substituição.

    O que me intriga é o universo protestante entrar em polvorosa por causa de livros como o citado acima, ou outros como "A Cabana", "O Código da Vince", etc.

    Li todos e não passei por nenhuma metamorfose, para mim são somente livros, não significam nada.

    Quando me sinto bem, continuo pesquisando "ciência social política religiosa"; e sim a "Bíblia" é o meu alimento.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem, minha opinião: O segredo continua sendo segredo. Até porque é segredo e só quem tem olhos para ver é que conseguirá desvendar o que o segredo está dizendo. (Até mesmo Cabana, Código da Vinci...) Melhor é tentar pensar que nada é por acaso. Se este não me diz nada para outros pode dizer muito. Uma verdade não deixa de existir só porque eu não acredito nela. Você não acha? Nada vem tomar o lugar da Bíblia. E penso não ser essa a intenção dos seus autores. Talvez devamos descobrir algo mais sobre nós mesmos, a nossa própria verdade. Pois somos estranhos a nós mesmos e o que é pior, mascarados... O verdadiero segredo é o que você é e não sabe que é.

    ResponderExcluir
  7. A igreja católica escravisou as pessoas durante centenas de anos tampando seus olhos de toda forma possível, proibiram leituras de livros por séculos, até queimavam tais livros nas fogueiras dizendo ser heresia. Você quer fazer o mesmo? Se vcs seguem a bíblia porque vão ao carnaval, traem suas esposas ou maridos,abortam suas crianças, nem vou continuar, daria um livro aqui.

    ResponderExcluir
  8. Queria ver postado minha argumentação, seria no minimo digno de quem fala o que quer, deixar os outros também falarem

    ResponderExcluir
  9. acredito sim que esistão segredos(e muintos)no nosso mundo... mas que eles n se referem a felicidade dos outos e coisa e tau. sendo eles coisas dificeis de se intender e que talves só saibamos apos a morte. acredito em Deus sim, mas oque acho dificil (acredito q com todo mundo seja asim) é por o amor q vc tem por ele acima do amor q vc tem pelo seu pai por exenplo... quero dizer: doque adianta ir para o ceu se todos seus familiares estao no inferno, não que eu queira ir para o inferno junto dos meus familiares, mas,oq seria o ceu para vc?
    Acredito na salvasão que Deus nos propõe, mas n confio no homem (pastor por exenplo) que procura o lucro proprio acima de tudo (nem todos mas na minha opinião, a maioria)

    ResponderExcluir